Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2100
Authors: Martins, Jhuliano Alessander Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Hugo Junior Ferreira de
Title: A tecnologia na Prática Docente para o Ensino e Aprendizagem do Aluno
Keywords: Tecnologias;Ensino e Aprendizagem;Aluno;Professor
Issue Date: 18-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARTINS, Jhuliano Alessander Dias. A Tecnologia no processo de Ensino e Aprendizagem do Aluno. 2019. 34 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco o uso da tecnologia na prática docente para o ensino e aprendizagem do aluno. Assim, objetivou-se analisar o uso da tecnologia como ferramenta didática que auxilie no ensino e aprendizagem do aluno em sala de aula. Em referencial teórico, buscou um dialogo com autores para fundamentar a discussão sobre o tema em questão, como Freire (1987), Valente (1993), Moran, Masseto e Behrens (2000), Chiofi e Oliveira (2004), Garção e Andrade (2009), entre ouros. A natureza deste trabalho monográfico é de uma abordagem qualitativa, que contou com estudos bibliográficos, e se deu por meio de um estudo de caso com aplicação de questionário, que foi possível por meio da colaboração de professores da rede publica estadual de ensino na cidade de Arraias – TO. Em resultados encontra-se o desfecho deste estudo sobre a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na interação do professor e aluno com as tecnologias em sala de aula, tais como os recursos tecnológicos mais utilizados em salas, seus impactos e contribuições.
Abstract: This study focuses on the use of technology in teaching practice for student teaching and learning. Thus, the objective of this study was to analyze the use of technology as a didactic tool that helps in the teaching and learning of the student in the classroom. In theoretical framework, he sought a dialogue with authors to support the discussion on the topic in question, such as Freire (1987), Valente (1993), Moran, Masseto and Behrens (2000), Chiofi and Oliveira (2004), Garção and Andrade (2009), among diamonds. The nature of this monographic work is a qualitative approach, which featured bibliographic studies, and took place through a case study with questionnaire application, which was possible through the collaboration of teachers from the state public network of teaching in the city of Arraias - TO. In results is the outcome of this study on technology in the teaching and learning process of the student and in the interaction of the teacher and student with the technologies in the classroom, such as the most used technological resources in classrooms, their impacts and Contributions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2100
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Monografia -Jhuliano Alessander Dias Martins.pdf421.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.