Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1988
Authors: Viegas, Meirylaine Pereira Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor: Santos , Marta Azevedo dos
Title: Compreensão de adolescentes sobre saúde e as fontes de informação
Keywords: Saúde do Adolescente; Educação em Saúde; Comunicação em Saúde; Saúde Escolar; Ações Intersetoriais; Health Care of Adolescents; Health Care Education; Health Care Communication; School Health Care; Interdepartmental Actions
Issue Date: 7-Nov-2018
Citation: VIEGAS, Meirylaine Pereira Bezerra. Compreensão de adolescentes sobre saúde e as fontes de informação.2018.80f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A informação é fundamental para a Promoção da Saúde, pois contribui com o empoderamento do sujeito e da comunidade. Na atualidade os adolescentes recebem informações pelas mais variadas fontes, o que levanta questionamentos sobre como os adolescentes recebem informações sobre saúde e qual a compreensão deles sobre saúde. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-Tocantins sobre saúde e as fontes que fornecem essa informação. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 6 (seis) alunos matriculados no 9º ano de uma Escola Municipal de Gurupi-TO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com base em um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A compreensão dos adolescentes sobre saúde, expressas por meio das falas, remetem ao modelo biomédico. As principais fontes de informação sobre saúde citadas foram a família, a escola, amigos e meios de comunicação, especialmente a televisão e a internet. Afirmaram saber que nem todas as informações que circulam na internet são verdadeiras, porém não possuem critérios de seleção de sites que oferecem informações sobre saúde. Os adolescentes confiam nos profissionais da Unidade Básica de Saúde, porém não compreendem com total clareza as informações que recebem sobre o tema. A maioria dos adolescentes avaliou o próprio conhecimento sobre saúde como insuficiente, mas alguns também relataram ausência de interesse cotidiano sobre o assunto, haja vista que buscam saber mais sobre o tema apenas quando estão doentes. De forma geral os entrevistados afirmaram ter necessidade de obter mais informações sobre saúde por meio de materiais informativos e por meio de ações no ambiente escolar. Conclusões: Observou-se que a compreensão sobre a saúde não contempla os múltiplos aspectos que envolvem a saúde, na perspectiva dos Determinantes Sociais em Saúde. Nesse sentido há a necessidade de projetos de Educação em Saúde que envolvam os próprios estudantes no desenvolvimento das ações direcionadas a esse público, os quais podem ser desenvolvidos dentro da própria escola, no Programa saúde na Escola.
Abstract: Introduction: Information is crucial for promoting health care, as it contributes to the empowerment of the community as well as the subject. At present, adolescents receive information from a variety of sources, raising questions about how they receive information about health care and what is their understanding of its concept. Objectives: To understand the teenagers - enrolled in the 9th grade of a Municipal School of Gurupi, Tocantins (TO), Brazil - perception of the health care and the sources that provide them information. Methodology: It is a descriptive exploratory research, and the approach is qualitative. Six (6) students, enrolled in the 9th grade of a Municipal School of Gurupi, TO, participated in the survey. Data were collected through an interview based on a semi-structured questionnaire. The method used for analyzing the data was the content analysis. Results and discussion: Adolescents' understanding of health care, expressed through their speech, refers to the biomedical model. The main sources of health care information they mentioned were their family, school, friends and the media, especially television and the internet. They claimed to know that not all the information available on the internet is true, but they do not have criteria for selecting sites that offer health care information. Adolescents rely on the professionals of the basic health care centers, but they do not clearly understand the information they receive about this subject. Most adolescents rated their own knowledge about health care as insufficient, but some also reported lack of continuous interest in the subject, since they only seek to know more about it only when they are ill. Overall, the interviewees stated that they needed to have more information about health care through informational materials and through actions in the school environment. Conclusions: It was observed that the understanding about the health care does not consider the multiple aspects that involve health care, having as reference the perspective of the Social Determinants of Health Care. Henceforth, there is a need for Health Care Education projects that involve the students in the development of actions addressed to this public, which can be developed in the school, in the Health Care School Program.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1988
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meirylaine Pereira Bezerra Viegas - Dissertação.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.