Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/183
Authors: Mendes, Maria Elaine
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos Júnior, Dernival Venâncio
Title: Ensino de inglês em Gurupi/TO sujeitos, crenças e trajetórias
Keywords: História de vida;Língua Inglesa;Identidade
Issue Date: 14-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MENDES, Maria Elaine. Ensino de inglês em Gurupi/TO sujeitos, crenças e trajetórias. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Na contemporaneidade, parece haver uma tentativa de compreender como ocorrem as mudanças individuais e coletivas na sociedade. Em tal compreensão, o conceito de identidade tem permeado campos distintos do saber, sobretudo a educação (suas disciplinas afins como a linguística e a história). O estudo aqui descrito converge para esse conceito, pois o texto materializa uma pesquisa que objetivou compreender as crenças presentes no cotidiano de professores de inglês de Gurupi (TO) e as implicações que têm tanto na construção da identidade deles quanto na imagem que têm de si como professores de língua estrangeira. Para cumprir esse objetivo, a pesquisa recorreu a uma leitura analíticointerpretativa de relatos orais desses professores e de pais de alunos. A pesquisa enfoca o contexto de formação docente do sul de Tocantins; e o faz mediante a abordagem da história de vida, que se vale da metodologia da história oral. Através de um levantamento de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas e de cursos de inglês, além de questionários enviados aos pais de alunos. Os resultados evidenciam uma relação bem próxima entre crenças e experiência de ensino e aprendizagem e certo desprestígio e desânimo que se vinculam não só à prática, mas também às representações sociais do professor de inglês. Sua identidade se erige na associação entre um desejo idealizado de falar inglês e a falta de meios para tal. Como memória de modelos adquiridos na prática escolar discente e docente, as vivências relatadas suscitaram reflexões particulares do fazer profissional, isto é, de experiências pessoais não só no ensino de Língua Inglesa, mas também na aprendizagem.
Abstract: In the contemporary world, there seems to be an attempt to understand how both individual and group changes occur in society. In such understanding, the concept of identity permeates different fields of knowledge, especially education in its relationship with linguistics, history, and culture. This study converges to this relationship in presenting results of a research aimed at understanding everyday life beliefs of English language teachers from Gurupi, state of Tocantins, and how these beliefs affect the formation of their identity and the way they see themselves as teachers of English language. This research has focused on teacher‘s education and training context. Fulfilling its aim meant to rely on an interpretive analysis of oral accounts given by teachers and pupils‘ parents. A life-story approach was used in connection with oral history as research methodology. A qualitative survey was carried out with semi-structured interview and questionnaire as tools to gather data from English language teachers who work at public schools and at English private schools; in addition, from parents who enroll their children in private language schools. Results point out a close relationship between learning and teaching beliefs among teachers and parents as well as a certain discredit and discouragement towards not only their profession but also representations of the English language teacher. His/her identity builds upon the association of an idealised crave to speak English and a lack of means to do so. As memories of social model acquired in school as student and as teacher, their accounts has awaken personal thoughts on the teacher‘s professional making, which means personal experiences related not only to teaching English but also to learning it.
URI: http://hdl.handle.net/11612/183
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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