Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1791
Autor(a): Urbano, Giannina Martins Bruno
Orientador: Cezari, Eduardo José
Título: As diretrizes curriculares de Administração e a formação dos profissionais: uma análise nos cursos presenciais de Administração em Araguaína - TO
Palavras-chave: Curso de administração; Diretrizes curriculares; Formação; Competências; Administration course; Curricular guidelines; Formation; Skills
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: URBANO, Giannina Martins Bruno. As diretrizes curriculares de Administração e a formação dos profissionais: uma análise nos cursos presenciais de Administração em Araguaína - TO.2019. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: O Curso de Administração está entre os mais solicitados para quem procura uma formação superior. No Brasil mais de cinco mil instituições de ensino oferecem o curso que tem como base orientadora a Resolução nº04 de julho de 2005, que dispõe sobre as diretrizes curriculares para todos os Cursos de Administração. Apesar de orientadora as diretrizes deixam a cargo de cada instituição a elaboração de seus currículos de modo que o egresso possua uma identidade de formação que satisfaça as necessidades do mercado local. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as matrizes curriculares das instituições que oferecem o Curso de Administração na modalidade presencial na cidade de Araguaína – TO. A pesquisa é de caráter documental e resultou em três artigos onde o primeiro buscou identificar trabalhos científicos, em nível Strictu Sensu, disponíveis na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que tratassem do tema curso de administração, as pesquisas estudadas constataram que há interesse e preocupação com a formação do profissional em administração, porém os estudos ainda se limitam às regiões sul e sudeste. O segundo artigo objetivou discutir o perfil do egresso proposto pelas IES de Administração em Araguaína, conforme os eixos de competências previstos nas diretrizes curriculares e constatou-se que, embora apresentem diferenças ao descreverem o perfil de seus egressos as faculdades analisadas seguem um mesmo padrão formal e pouco se distinguem com base na análise das matrizes curriculares. O terceiro artigo propôs uma reflexão acerca da formação do profissional administrador, onde o objetivo foi caracterizar a tendência generalista ou especialista do currículo dos cursos presenciais de administração ofertados pelas faculdades em Araguaína – TO. A pesquisa revelou que as matrizes curriculares estudadas não demonstraram aspectos que caracterizam a predominância em uma formação generalista nem tão pouco especialista.
Abstract: The Administration Course is among the most requested for those seeking a higher education. In Brazil more than five thousand educational institutions offer the course that is based on Resolution nº 04 of July of 2005, which provides on the curricular guidelines for all the Administration Courses. Although guiding the guidelines, it is up to each institution to draw up its curricula so that the egress has a training identity that meets the needs of the local market. Therefore, the objective of this work was to analyze the curricular matrices of the institutions that offer the Administration Course in the classroom in the city of Araguaína - TO. The research is of a documentary nature and resulted in three articles where the first one sought to identify scientific works, at the strictu sensu level, available in the database of the Digital Library of Theses and Dissertations that deal with the subject of administration course, the studied studies verified that there is interest and concern with the professional training in administration, but the studies are still limited to the south and southeast regions. The second article aimed to discuss the egress profile proposed by the IHE of Administration in Araguaína, according to the competency axes provided in the curricular guidelines and it was verified that, although they present differences when describing the profile of their graduates, the faculties analyzed follow the same formal pattern and are scarcely distinguishable on the basis of the analysis of the curricular matrices. The third article proposed a reflection about the formation of the administrator professional, where the objective was to characterize the general tendency or specialist of the curriculum of the presencial courses of administration offered by the faculties in Araguaína - TO. The research revealed that the curricular matrices studied did not demonstrate aspects that characterize the predominance in a generalist or not so specialized training.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1791
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