Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias-
dc.contributor.authorBrandão, Viviane Gomes-
dc.date.accessioned2020-02-19T14:10:40Z-
dc.date.available2020-02-19T14:10:40Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Viviane Gomes. A contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento: primeira fase do ensino fundamental.2016.100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1733-
dc.description.abstractThis work reflects on the contribution of children's literature for literacy practices, prioritizing the first stage of the elementary school. Is based on an action research, which aims to investigate the development of literacy practices from the work developed with children's literature. The investigation is performed from the application of a Didactic Unit (UD), with development in a fifth-grade class in a school Hall in Araguaína. The Didactic Unit includes interaction activities around the collective reading of the book: the hen Redhead, author: Editora FTD, Magical Book Collection. As a final product of UD, was suggested the construction of a children's book and a presentation of a dramatization, productions and records of the students involved. The proposal for analysis of the data acquired is the literacy perspective, giving priority to reading and writing, whereas the oral and written language development, acquisitions, proposed by VIGOTSKY (2008), as well as the awakening of taste for reading, debates, music and interaction between teacherresearcher and students. In this follow-up, a way of thinking the child as protagonist of the learning process, as the role of literature in school, like language alive, dynamic and mobilizing knowledge and subject.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectLinguagem; Literatura infantil; Letramento; Formação de leitor; language; children's literature; literacy; training of readerpt_BR
dc.titleA contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento: primeira fase do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre a contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento, priorizando a primeira fase do Ensino Fundamental. Baseia-se em uma pesquisa-ação, que objetiva investigar o desenvolvimento das práticas de letramento a partir do trabalho desenvolvido com a literatura infantil. A investigação é realizada a partir da aplicação de uma Unidade Didática (UD), com desenvolvimento em uma turma de 5º ano, de uma escola municipal em Araguaína - TO. A Unidade Didática contempla atividades de interação em torno da leitura coletiva do livro infantil: A Galinha Ruiva, autor: Editora FTD, Coleção Livro Mágico. Como produto final da UD, foi sugerida a confecção de um livro infantil e uma apresentação de uma dramatização (produções e registros dos alunos envolvidos). A proposta de análise dos dados adquiridos consiste na perspectiva do letramento, priorizando a leitura e a escrita, considerando ainda o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e aquisições, propostos por VIGOTSKY (2008), assim também como o despertar do gosto pela leitura, debates, música e a interação entre professora-pesquisadora e alunos. Nesse seguimento, busca-se uma forma de pensar tanto a criança como protagonista do processo de sua aprendizagem, quanto o papel da literatura na escola, como linguagem viva, dinâmica e mobilizadora de saberes e de sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane Gonçalves Brandão - Dissertação.pdf4.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.