Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1724
Authors: Pereira Júnior, Nilo Marinho
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Valéria da Silva
Title: A biblioteca universitária professor Severino Francisco e suas ações de incentivo à leitura na UFT
Keywords: Leitura Literária; Biblioteca Universitária; Incentivo à leitura; Políticas públicas de leitura; Literary Reading; University Library; Reading Incentive; Reading Public Politics
Issue Date: 28-Aug-2019
Citation: PEREIRA JÚNIOR, Nilo Marinho. A biblioteca universitária professor Severino Francisco e suas ações de incentivo à leitura na UFT.2019. 139f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A leitura, desde seu surgimento, tem sido essencial para o desenvolvimento humano, sendo uma necessidade que deveria ser trabalhada desde o início da vida educacional do indivíduo. Contudo, muitos alunos têm chegado à universidade sem habilidades adequadas de leitura e de escrita, dificultando o aprendizado no ensino superior. Desta forma, é importante que sejam realizadas ações que colaborem para que os acadêmicos, procurem desenvolver um maior contato com a leitura e, assim, utilizá-la para seu desenvolvimento pessoal e profissional, deixando o patamar de decodificador para se tornar um leitor proficiente. A biblioteca tem sido uma companheira na história da leitura, ao armazenar seu suporte e, hoje, tem assumido um papel importante no processo de incentivo à leitura. Partindo do pressuposto de que diversos alunos chegam à universidade apresentando dificuldades com a leitura, não sendo leitores proficientes, este trabalho é realizado objetivando analisar a relevância das ações de incentivo à leitura realizadas no âmbito da biblioteca universitária Professor Severino Francisco, da UFT câmpus de Araguaína. A pesquisa tem caráter descritivo com uma abordagem qualitativa. Por meio da pesquisa bibliográfica, autores como Schwarcz (2002), Battles (2003), Baratin e Jacob (2008) foram utilizados para apresentar um breve percurso histórico de como a biblioteca e a leitura perpetuaram-se no tempo e como elas continuam sendo primordiais para o desenvolvimento humano. Merece destaque a obra “O nome da Rosa”, de Umberto Eco (2003), que ilustra bem, por meio da ficção, a importância da leitura e da biblioteca na história. Foram utilizados autores como Cândido (2017) e Perrone-Moisés (2016) para mostrar a importância da literatura na vida do indivíduo; de forma especial, a partir de leituras literárias que colaboram para a melhoria das habilidades críticas e humanas do aluno, influenciando em sua formação acadêmica. Também foram analisadas algumas Políticas Públicas de leitura e como elas tratam as bibliotecas. Utilizando-se relatórios institucionais, registros de empréstimos da biblioteca e questionários, foram analisadas a relação dos alunos com os livros literários e a biblioteca, permitindo conhecer algumas características dos alunos que frequentam as bibliotecas e como eles têm utilizado os livros literários no seu percurso acadêmico. Por fim, foram apresentadas algumas ações de incentivo à leitura realizadas pela biblioteca Professor Severino Francisco na UFT. Ao final desta pesquisa, conclui-se que a leitura literária é muito importante para formação crítica e humana do ser humano, levando-o, do patamar de decodificador, para leitor proficiente, sendo importante seu incentivo, também, na universidade. Nesse sentido, a biblioteca tem um papel importante nesse processo, podendo contribuir com a instituição e com os diversos cursos para levar ações de leituras literárias para toda comunidade acadêmica e comunidade geral.
Abstract: Reading, since its inception, has been essential for human development, being a necessity that should be addressed from the beginning of an individual's educational life. However, many students have come to university without adequate reading and writing skills, making learning in higher education difficult. Thus, it is important that actions are taken to collaborate so that academics seek to develop greater contact with reading and, thus, use it for their personal and professional development, leaving the decoder level to become a proficient reader. The library has been a companion in the history of reading by storing its support, and today it has assumed an important role in the process of encouraging reading. Assuming that several students arrive at the university with reading difficulties, not being proficient readers, this work is carried out aiming to analyze the relevance of the reading incentive actions carried out in the university library Teacher Severino Francisco, from UFT Araguaína Campus. The research has a descriptive character with a qualitative approach. Through bibliographic research, authors such as Schwarcz (2002), Battles (2003), Baratin and Jacob (2008) were used to present a brief historical background of how library and reading have perpetuated over time and how they remain primordial for human development. One of the highlights is Umberto Eco's (2003) The Name of the Rose, which illustrates well, through fiction, the importance of reading and the library in history. Authors such as Cândido (2017) and Perrone-Moisés (2016) were used to show the importance of literature in the individual's life; in a special way, from literary readings that contribute to the improvement of the student's critical and human skills, influencing their academic formation. Some Public Reading Policies and how they treat libraries are also analyzed. Using institutional reports, library loan records and questionnaires, we analyzed the relationship of students with literary books and the library, allowing to know some characteristics of students who attend libraries and how they have used literary books in their academic career. . Finally, some reading incentive actions presented by the professor Severino Francisco library at UFT were presented. At the end of this research, it is concluded that literary reading is very important for the critical and human formation of the human being, taking him, from the decoder level, to a proficient reader, being important his encouragement, also, in the university. In this sense, the library plays an important role in this process and can contribute to the institution and the various courses to bring literary reading actions to the entire academic community and the general community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1724
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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