Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1671
Authors: Ferreira, Gislene Pires de Camargos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: Memórias de leitura e de leitores(as) de professores(as) de literatura da educação básica: diálogos entre semiótica e letramento literário
Keywords: Memórias de professores(as); Formação de leitores(ras); Semiótica; Letramento literário; teachers' memories; reader training (ras); semiotics; literary literacy
Issue Date: 8-Apr-2019
Citation: FERREIRA, Gislene Pires de Camargos. Memórias de leitura e de leitores(as) de professores(as) de literatura da educação básica: diálogos entre semiótica e letramento literário.2019. 195f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese é uma pesquisa vinculada ao Gesto – Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de cunho interdisciplinar que põe em diálogo o letramento literário, o ensino e a semiótica discursiva para analisar relatos de histórias de vida e de formação de professores(as). Os dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com nove docentes que atuam na educação básica da rede pública do Estado do Tocantins, nas quais emergem suas memórias de leitores(as). Objetivamos relacionar as histórias de vida desses leitores(as) com o universo escolar. Nessa escuta atenta ao dizer da experiência, interessa-nos o olhar sensível que os sujeitos lançam sobre suas relações com o texto e com o ensino de leitura, partindo do pressuposto de que essas narrativas possam contribuir de modo significativo para compreender o processo de formação de leitores, envolvendo tanto o âmbito escolar institucionalizado quanto outros espaços sociais como a família e a comunidade. Do ponto de vista do letramento literário, interessa-nos os trabalhos que caminham na direção da leitura subjetiva, observando elementos que definem tanto os sentidos que atribuem aos textos quanto o que coopera para seus interesses de leitura. Na perspectiva semiótica, mobilizamos a sintaxe narrativa, observando as relações subjetais e objetais, compreendidas respectivamente como as que se constituem entre diferentes sujeitos em distintos papéis temáticos e actanciais e as de conjunção e disjunção com os livros concebidos seja como objeto valor, seja como objeto sensível. Ao mesmo tempo em que íamos ouvindo essas histórias de leitura, fomos também remontando às nossas próprias experiências, o que faz com que tragamos aqui, em meio aos depoimentos dos participantes, o nosso próprio depoimento, nossas memórias de leitura também. Se o exercício de dizer a memória concorre para a própria (re)construção de si, a nossa escuta nos encaminhou inevitavelmente para pensar a nossa própria formação e os gestos que fundaram o gosto pelo texto. Assim sendo, é importante mencionar que a formação de leitores(as) perpassa a família, a escola e comunidade, ou seja, tal formação é complexa e multifacetada, a exemplo do sujeito leitor, que se desenvolve sob a ordem e o caos. Assim sendo, abarca o ser humano em sua totalidade, sendo imprescindível levar em conta o inteligível e o sensível, o individual e o coletivo, uma vez que as histórias de leituras se confundem com a própria vida, desenhando novos itinerários e forjando novos caminhos rumo a uma formação humana mais sensível e humanizadora, desenhando e redimensionando a nossa aventura e jornada, conjugando vida, literatura e ficção por entre tentativas de nos compreender melhor, de acolher os outros em sua alteridade e, juntos, ficcionarmos e construirmos um mundo melhor, mais justo, mais igualitário, e por que não mais feliz?
Abstract: This thesis is a research linked to the Gesture - Group of Studies of the Direction of the Tocantins. It is an interdisciplinary research that puts into dialogue literary literacy, teaching and discursive semiotics to analyze stories of life stories and teacher training. The data were generated in semistructured interviews with nine teachers who work in the basic education of the public network of the State of Tocantins, in which their memories of readers emerge. We aim to relate the life histories of these readers with the school universe. In this attentive listening to the experience, we are interested in the sensitive view that the subjects throw on their relations with the text and the teaching of reading, starting from the assumption that these narratives can contribute in a significant way to understand the process of formation of readers, involving both the institutionalized school environment and other social spaces such as the family and the community. From the point of view of literary literacy, we search for works that move towards the subjective reading, observing elements that define both the meanings they attribute to the texts and what cooperates for their reading interests. In the semiotic perspective, we are mobilizing the narrative syntax, observing the subjective and object relations, understood respectively as the ones that are constituted between different subjects in different thematic and actantial roles and those of conjunction and disjunction with the books conceived as either object value, or as a sensitive object. Thus, it is important to mention that the formation of readers (as) pervades the family, school and community, that is, such a formation is complex and multifaceted, like the reader, who develops under order and chaos. Thus, it encompasses the human being in its totality, being indispensable to take into account the intelligible and the sensitive, the individual and the collective, once the stories of readings are confused with the life itself, drawing new itineraries and forging new paths towards to a humanization that is more sensitive and humanizing, allowing alterity to become a continuous presence in our interactions, whether in the school context or in other social relations, after all we know how far we have yet to progress with respect to the most sensitive human interactions , aesthetic and loving.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1671
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gislene Pires de Camargos Ferreira - Tese.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.