Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1534
Autor(a): Cardoso, Renata Lima
Orientador: Ruas Júnior, José Jarbas Pinheiro
Título: As experiências formativas nos programas institucionais da UFT: estudo de caso sobre o PADI - música em Tocantinópolis - TO
Palavras-chave: Experiências formativas;Educação do Campo;Música;Iniciação a docência;Formative experiences;Field Education;Music;Teaching initiation
Data do documento: 7-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARDOSO, Renata Lima. As experiências formativas nos programas institucionais da UFT: estudo de caso sobre o PADI - música em Tocantinópolis - TO. 2018. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda as experiências formativas nos Programas Institucionais da UFT, a partir do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI). Aqui tratamos da implantação do programa no âmbito do curso de Educação do Campo através de um estudo de caso. Realizamos um levantamento documental junto a Pró-reitoria de Graduação para coleta de dados acerca do programa, tais como editais de oferta e resultado final de ocupação de vagas para o PADI, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020), o processo institucional tramitado na câmara de Graduação para implantação do programa no âmbito da Universidade e a resolução aprovada no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Adotamos ainda como metodologia o uso entrevista semiestruturada e estruturada, respectivamente, com o primeiro grupo de tutores do PADI e com as turmas de 2015 e de 2017 do curso de Educação do Campo. O trabalho tem como objetivo apresentar o PADI em sua concepção institucional e seu desdobramento pedagógico no curso de Educação do Campo mostrando os resultados alcançados por este dentro do curso.
Abstract: This work deals with the formative experiences in the Institutional Programs of the Feredal University of Tocantins, starting from the Program of Support to the Incoming Student (PADI). Here we deal with the implementation of the program within the Rural Education course through a case study. We conducted a documentary survey with the Dean of Undergraduate for the collection of data about the program, such as the notices of offer and final result of occupation of vacancies for PADI, the Institutional Development Plan (PDI 2016-2020), the institutional process which was processed by the Graduate Chamber for the implementation of the program within the University and the resolution approved by the Higher Council for Teaching, Research and Extension (CONSEPE). We also adopted as methodology the use of a semi-structured and structured interview, respectively, with the first group of PADI tutors and with the class of 2015 and 2017 of the Rural Education course. The objective of this work is to present the PADI in its institutional conception and its pedagogical unfolding in the course of Rural Education, showing the results achieved by the latter within the course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1534
Aparece nas coleções:Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Cardoso - TCC Ed. do Campo.pdf906.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.