Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1527
Autor(a): Sousa, Juliene Araújo Oliveira
Orientador: Pereira, Luana Mara
Título: Arte na educação escolar: um olhar sobre as práticas pedagógicas na primeira etapa do ensino fundamental na Escola Municipal em Santa Terezinha do Tocantins - TO
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas;Arte na Educação do Campo;Ensino Fundamental;Ensino/Aprendizado;Pedagogical Practices;Art in the Rural Education;Elementary School;Teaching / Learning
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Juliene Araújo Oliveira. Arte na educação escolar: um olhar sobre as práticas pedagógicas na primeira etapa do ensino fundamental na Escola Municipal em Santa Terezinha do Tocantins - TO. 2018. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
Resumo: A Educação do Campo ao longo das últimas décadas vem sendo cada vez mais discutida, fruto dos movimentos sociais que alicerçam as lutas dos povos camponeses. Frente a isso, o presente estudo busca contribuir com os debates, refletindo acerca das metodologias de ensino-aprendizado nas aulas de Arte na Educação do Campo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, investigando as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental nas séries iniciais, em uma escola do campo em Santa Terezinha do Tocantins, mapeando as suas concepções sobre a Arte e as relacionando com suas práticas observadas. Através dos dados colhidos durante a observação, questionários abertos e roda de conversa com os professores pesquisados, foi possível perceber que, a maioria dos professores pesquisados não compreendem o ensino de Arte em sua totalidade, limitando-se ao uso de metodologias tradicionais em suas práticas pedagógicas. Ademais, percebeu-se que tais professores não realizam seu planejamento e prática voltados para a concepção de Educação do Campo por considerarem apenas a grade curricular que lhes é disposta e não o currículo como um todo, inspirando a refletir sobre o quão importante é o processo de formação acadêmica coerente com os discentes.
Abstract: The Rural Education over the last decades has been increasingly discussed, the result of social movements that underpin the struggles of peasant peoples. In the face of this, the present study seeks to contribute to the debates, reflecting on the teaching-learning methodologies in the Art classes in the Rural Education. For that, a qualitative and quantitative research was developed, investigating the pedagogical practices of elementary school teachers in the initial series, in a rural school in Santa Terezinha do Tocantins, mapping their conceptions about Art and relating them to their observed practices. Through the data collected during the observation, open questionnaires and discussion with the teachers researched, it was possible to realize that, most of the teachers surveyed do not understand the teaching of Art in its totality, limiting itself to the use of traditional methodologies in their practices pedagogical. In addition, it was noticed that such teachers do not carry out their planning and practice aimed at the conception of Rural Education because they consider only the curricular grid that is available to them and not the curriculum as a whole, inspiring to reflect on how important the process is of academic training consistent with the students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1527
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