Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1398
Autor(a): Baião, Carolina de Paula
Orientador: Silva, Giane Maria da
Título: Leitura literária na Educação Infantil: possibilidades e desafios na formação de leitores
Palavras-chave: Leitura literária;Livro;Formação de leitores;Educação Infantil;Educação;Literary reading;Book;Training of readers;Early childhood education
Data do documento: 1-Out-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BAIÃO, Carolina de Paula. Leitura literária na Educação Infantil: possibilidades e desafios na formação de leitores. 2019. 48f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
Resumo: Nesta pesquisa, abordamos as discussões a respeito da leitura como ato essencial para a vida do ser humano e, nessa perspectiva, investigar como essa prática vem sendo realizada com as crianças pequenas. Assim, como objetivo geral pretendíamos analisar como estava sendo a formação do leitor, através da leitura de obras literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012), na turma do Maternal II em uma escola publica de Arraias-TO e, em específico: ler livros de literatura para as crianças desta turma; buscar informações com a família e a escola a respeito das práticas de leitura dessas crianças; apreender as percepções das famílias sobre a leitura literária; estimular famílias, alunos e professores a se interessarem pela prática da leitura literária; e, analisar as práticas de leitura literária com e para as crianças. Para isso, realizamos estudos bibliográficos com autores referência na área da leitura e da leitura literária, como Bicalho (2014), Coelho (2000), Cosson (2010, 2014, 2018), Cabral (1998), Cademartori (2010, 2014), Lima (2017), Martins (2003), Solé (1998), Silva (1993) Zilbermam (1991), Lajolo (2000), Paulino (2014), dentre outros. Para coleta de dados contou-se com uma abordagem qualitativa utilizando observações diretas da turma do Maternal II. Foi realizada ainda uma proposta de intervenção que consistiu na leitura de histórias para uma turma, duas vezes por semana. A cada semana, ao término da leitura, foram escolhidas três crianças para levarem um livro de história para casa que deveria ser lido e explorado com os familiares. A análise dos resultados demonstrou a necessidade de investir e realizar cada vez mais leituras literárias na vida das crianças em específico as menores, no qual, não é função apenas da escola, mas também das famílias, promovendo atividades de leituras constantes para os pequenos, pois são nesses dois ambientes que passam a maior parte de seu tempo.
Abstract: In this research, we discuss the discussions regarding reading as an essential act for the life of the human being and in this perspective to investigate how this practice has been performed with small children, as well as general objective to analyze how the formation is being Of the reader, through the reading of literary works of the National School Library Program (PNBE 2012), in the class of Maternal II in a public school of Arraias-TO, in particular, read literature books for the children of this class; Seek information with the family and school about the reading practices of these children; Apprehend the perceptions of the families about literary reading; Stimulating families, students and teachers to be interested in the practice of literary reading; and analyze literary reading practices with and for children. For this, we conducted bibliographical studies with reference authors of the reading area and literary reading, such as Bicalho (2014), Coelho (2000), Cosson (2010, 2014, 2018), Cabral (1998), Cademartori (2010, 2014), Lima (2017), Martins (2003), Solé (1998) Silva (1993) Zilbermam (1991), Lajolo (2000), Paulino (2014), among others. For data collection, a qualitative approach was used using direct observations of the class of Maternal II were used. A proposed intervention was also carried out, consisting of reading stories for a class, twice a week. Each week, at the end of the reading, three children were chosen to take a book of history home that should be read and explored with family members. The analysis of the results demonstrated the need to invest and perform more and more literary readings in the lives of children in specific minors, in which it is not only a function of the school, but also of the families to promote activities of constant readings to The small ones, because they are in the two environments that spend most of the time.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1398
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina de Paula Baião - TCC Monografia - Pedagogia.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.