Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/131
Authors: Silva, Cícero da
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Karylleila dos Santos
Title: Pedagogia da alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização
Keywords: Pedagogia da alternância;Gênero discursivo;Caderno da realidade;Retextualização
Issue Date: 19-Dec-2011
Citation: SILVA, Cícero da. Pedagogia da alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação, apresentamos uma análise dos aspectos constitutivos dos Caderno da Realidade (CR) e do processo de textualização dos textos que compõem esse gênero. A investigação concebe o CR enquanto gênero discursivo e objeto de ensino. São focalizadas nas retextualizações as transformações de gêneros escritos, a transposição do conteúdo de um texto para outro, bem como a mudança de gênero. A abordagem do objeto de estudo parte de uma perspectiva de análise interpretativa, visto ser uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos estudos dos gêneros, com ênfase na retextualização. A pesquisa é de natureza exploratória. E descritiva, com procedimentos de coleta de dados fundamental. A amostra é representada por textos de 04 (quatro) Cadernos da Realidade, um instrumentos didático-pedagógico das unidades de ensino que adotam a Pedagogia da Alternância, produzidos nos anos letivos de 2008 a 2009, sendo 02 (dois) de alunos dos 8° ano e 02 (dois) do 9° ano da Escola Família Agrícola (EFA), localizada no munícipio de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins . O estuda leva em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto da Pedagogia da Alternância, bem como a abordagem discursiva do gênero Caderno da Realidade com foco na atividade de retextualização. Neste sentido, ressaltamos a importância dessa abordagem discursiva focalizando o CR dentro do contexto da PA como um instrumento pedagógico fundamental, uma vez que reflete as várias tradições da educação em regime da alternância nessa esfera social, etc. Na análise, buscamos identificar e caracterizar os textos do CR produzidos a partir do processo de retextualizção, bem como práticas pedagógicas demandadas.
Abstract: In this dissertation, we presented an analysis of the constituent aspects of the Caderno da Realidade (CR) ando of the process of retextualization of the texts that compose that gender. The investigation conceives the CR while discursive gender and teaching object. They are focused in the retextualizatios the transformations of written genders, the transposition of the content of a text to another, as well as the gender change. The approach of the study object leaves of a perspective of interpretative analysis, in view of being a qualitative research, based in the studies of the genders, with emphasis in the retextualization. The research is of exploratory and descriptive nature, with procedures of documental collection of data. The sample is represented by texts of 04 (four) Cadernos da Realidade, a didactic-pedagogic instrument of the units of teaching that adopt the Pedagogy of the Alternation, produced in the school years of 2008 and 2009, being 02 (two) of the 8 th year students and 02 (two) of the 9 th year of the Escola Família Agrícola (EFA), located in the municipal district of Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins. The study takes into account the theoretical-methodological conceptions of the context of the Alternation, as well as the discursive approach of the gender Caderno da Realidade with focus in the retextualization activity. In this sense, we emphasized the importance of that discursive approach focusing CR inside of the context of the PA as a fundamental pedagogic instrument, once it reflects the several traditions of the education in alternation regime, the innovations in the teaching starting from the reality of the field, the interaction in that social sphere, etc. In the analysis, we looked for to identify and to characterize the texts of the CR produced starting from the retextualization process, as well as the demanded pedagogic practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/131
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cícero da Silva - Dissertação.pdf5.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.