Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1268
Autor(a): Birck, Rosemeri
Orientador: Palma Filho, João Cardoso
Título: Arte como conhecimento no Curso de Pedagogia: ensino, formação e humanização
Palavras-chave: Artecomo Conhecimento; Ensino daArte; Curso de Pedagogia; Formação; Humanização; Artas knowledge; Art Teaching; Pedagogy Course; Formation; Humanization
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: BIRCK, Rosemeri. Arte como conhecimento no Curso de Pedagogia: ensino, formação e humanização. 2019.224f. Tese (Doutorado Dinter em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes e Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Artes, São Paulo, 2019.
Resumo: Esse estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural,tem como tema a Arte como conhecimento na formação do Pedagogo.Para tanto, delimitou-se como objeto de investigação o estudo do ensino daArte na formação dos acadêmicos e egressos, tendo como base empírica os Cursos de Pedagogia do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda. (ITOP/Palmas)e da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema.A investigação foi fundamentada nos estudos e análisesdefontes bibliográficas, de documentos institucionais, da legislação e dos dados dapesquisa empírica, e objetivou aprofundar, teórica e empiricamente, sobre o problema da pesquisa que pretendeuanalisar qual perspectiva formativa está presente no currículo dos Cursos de Pedagogiae se ela prioriza a formação humanizadora do professor pedagogo. Oobjetivo principal destapesquisa éo de compreender a Arte como conhecimento e a sua importância na formação do pedagogoque atua na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer da investigação,ao adotar o método do materialismo histórico-dialético, em uma análise teórico-prática, combinou-se as abordagens sociopolítica e educacional, em nível nacional, com a análise dos aspectos específicos desses dois Cursos, no que concerne ao ensino daArte na formação do pedagogo. O processo metodológico de tratamento dos dados baseou-se na Análise de Conteúdocomo estratégia de investigação. Para a pesquisa de campo foi aplicado um questionárioaos acadêmicos e egressos dos Cursos em estudo. Portanto, ao adotar a concepção da Arte como conhecimento e criação e a sua possibilidadede promover a formação e humanização dos sujeitos,esse estudoaoconstatar o esvaziamento teórico e de conteúdos,busca-se sustentar a Tesede que aArte,nos Cursos de Pedagogia, caracteriza-se como conhecimento rarefeito direcionado para um fazer pedagógico instrumentalizado, portanto, distanciado de uma concepção formativa entendida como apropriação do conhecimento produzido pela humanidade que busca a formação e a humanização.
Abstract: This thesis, developed in the line of research of Artistic Processes, Educational Experiences and Cultural Mediation, has as theme the Art as knowledge in the formation of the Pedagogue. To this end, it was delimited as an object of investigation the study of the Teaching of Art in the formation of academics and undergraduates, having as empirical basis the Pedagogy Courses of the Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Ltda. (ITOP/Palmas) and the Universidade Federal do Tocantins, Miracema Campus.The research was based on studies and analyses of bibliographic sources, institutional documents, legislation and data from empirical research, and aimed to deepen, theoretically and empirically, about the research problem that intends to analyze which formative perspective is present in the curriculum of pedagogy courses and whether it prioritizes the humanizing training of the pedagogue teacher. Themain objective of this research is to understand Art as knowledge and its importance in the education of the pedagogue who works in Primary and Secundary Education. In the course of the investigation, by adopting the method of historical-dialectical materialism, in a theoretical-practical analysis, the socio-political and educational approaches were combined at thenational level, with the analysis of the specific aspects of these two courses, in which concerns the teaching of Art in the formation of the Pedagogue. The methodological process of data was based on Content Analysis as a research strategy. A questionnaire was applied to the students and graduates of the courses under study. Therefore, by adopting the conception of Art as knowledge and creation and its possibility to promote the formation and humanization of the subjects, this study has found the theoretical emptying and content, it seeks to sustain the thesis that Art, in pedagogy courses, is characterized as a raredone knowledge directed towards an instrumentalized pedagogy.Therefore, it is distatedfrom a formative conception understood as appropriation of the knowledge produced by mankind that seeks formation and humanization
URI: http://hdl.handle.net/11612/1268
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