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Authors: Nunes, Fabiene de Fátima Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Iwamoto, Helga Midori
Title: Assédio moral no trabalho: um estudo de caso com técnicos administrativos da universidade federal do Tocantins
Keywords: Assédio moral; Consequências; Papel da organização; Mobbing; Consequences; Role of the organization
Issue Date: 4-Apr-2019
Citation: NUNES, Fabiene de Fátima Ferreira. Assédio moral no trabalho: um estudo de caso com técnicos administrativos da universidade federal do Tocantins.2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O assédio moral é a prática de hostilizar e desqualificar um ou mais trabalhadores através de repetidas ações e comportamentos no ambiente de trabalho, prejudicando não só a pessoa agredida como o desempenho da organização. A literatura explica as consequências do assédio moral podem ser agrupadas nos níveis individual, organizacional e referente a sociedade. O papel em impedir o assédio moral compete à instituição e pode ser feita por meio de prevenção e intervenção nos casos. Este trabalho pretendeu analisar o fenômeno do assédio moral entre os técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo, sendo que coleta de dados foi operacionalizada mediante a aplicação de questionários com 336 técnicos administrativos; pesquisa documental em que foram analisados 5 processos administrativos disciplinares e sindicâncias e 12 entrevistas semiestruturadas juntamente com vítimas de assédio e com integrantes do setor de gestão de pessoas. O questionário, a ser aplicado em plataforma online, foi construído a partir de dois instrumentos já validados e reconhecidos internacionalmente, a saber: NAQ-R (Negative Acts Questionnaire-revised) LIPT (Leymann Inventory of Psychological Terrorization). Para analisar os dados provenientes dos questionários aplicados seguimos uma abordagem de análise quantitativa através de técnicas descritivas, já as entrevistas e a pesquisa documental serão analisadas a partir de abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo. Ao final constatamos que as principais práticas de assédio moral vividas pelos técnicos administrativos são requisitar tarefas que estão abaixo do nível de competência do servidor, reter informações que podem afetar seu desempenho no trabalho, ignorar ou excluir o servidor, expor o servidor a uma carga excessiva de trabalho. As vítimas autodeclaradas relataram problemas físicos e psíquicos, entre os mais citados estão o estresse, insônia, ansiedade e tristeza. Além desses problemas eles também experimentaram danos na vida pessoal e profissional, foram citados principalmente prejuízos nos relacionamentos, prejuízos no exercício da maternidade/paternidade e, no âmbito profissional, a desmotivação para o trabalho. No âmbito organizacional foram detectadas alta rotatividade, absenteísmo e redução na qualidade das tarefas. Quanto ao papel da organização pouco tem sido feito para prevenir o assédio moral na UFT. Não existe uma política de prevenção e as intervenções realizadas parecem não ter eficácia.
Abstract: Bullying is the practice of harassing and disqualifying one or more workers through repeated actions and behaviors in the workplace, harming not only the person being beaten but also the performance of the organization. The literature explains the consequences of bullying can be grouped at the individual, organizational and societal levels. The role in preventing bullying is the responsibility of the institution and can be done through and prevention and intervention in cases. This work aimed to analyze the phenomenon of moral harassment among the administrative technicians of the Federal University of Tocantins. The research has a quantitative and qualitative character, and data collection was operationalized through the application of questionnaires with 336 administrative technicians; documentary research in which 5 disciplinary administrative processes and investigations were analyzed and 12 semistructured interviews with victims of harassment and with members of the personnel management sector. The questionnaire, to be applied in an online platform, was constructed from two instruments already validated and internationally recognized, namely: NAQ-R (Negative Acts Questionnaire-revised) LIPT (Leymann Inventory of Psychological Terrorization). To analyze the data from the applied questionnaires we followed a quantitative analysis approach through descriptive techniques, since interviews and documentary research will be analyzed from a qualitative approach through content analysis. In the end we find that the main practices of bullying experienced by administrative technicians are to request tasks that are below the level of competence of the server, retain information that can affect their performance at work, ignore or delete the server, expose the server to an excessive load of work. The self-reported victims reported physical and psychic problems, among the most cited are stress, insomnia, anxiety and sadness. In addition to these problems, they also experienced damages in their personal and professional lives, mainly loss of relationships, losses in the exercise of maternity / paternity, and, in the professional scope, discouragement for work. In the organizational context, high turnover, absenteeism and reduction in the quality of tasks were detected. As for the role of the organization little has been done to prevent bullying in UFT. There is no prevention policy and the interventions undertaken do not seem to be effective.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1210
Appears in Collections:Mestrado em Administração Pública - Profiap

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