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Autor(a): Marrafon, Silvia Helena da Silva
Orientador: Gonçalves, Lina Maria
Título: Contribuições e perspectivas do Pibid para a formação docente
Palavras-chave: Licenciaturas; Docência; Formação Inicial; Teoria; Prática; Bachelor's degrees; Teaching; Initial formation; Theory and practice
Data do documento: 8-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: MARRAFON, Silvia Helena da Silva. Contribuições e perspectivas do Pibid para a formação docente. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2019.
Resumo: O presente trabalho trata das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para os licenciandos da Universidad e Gurupi-Unirg, Gurupi- TO. Tendo em vista que o programa encontra-se em vigência desde 2007 no Brasil, a pesquisa aponta dados da Capes, bem como outros trabalhos existentes voltados para análise e avaliação do PIBID em Universidades públicas de todo país. Aqui, com o objetivo de avaliar os efeitos do referido programa na Unirg, com foco nos relatórios do ano de 2017, utilizou-se da análise documental numa pesquisa de abordagem qualiquantitativa. Além da análise de conteúdo dos relatórios produzidos pelos coordenadores, supervisores e estudantes bolsistas, a presente pesquisa embasou-se em material bibliográfico na perspectiva de dialogar com teorias sobre Políticas Públicas; Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. Nesse sentido, buscou-se por meio dos resultados, verificar se os objetivos propostos pelo PIBID têm de fato sido alcançados na Unirg. Os resultados, a partir das categorias “O PIBID e a construção de saberes nos aspectos formativos e na prática docente”; “O PIBID e a relação entre teoria e prática”; “Reconhecimento do contexto escolar” foram a qualificação para o mercado de trabalho e o reconhecimento do programa para formação contínua de professores. Destacaram-se também a valorização da profissão docente com a motivação dos licenciandos; O PIBID como programa de captação de discentes nos cursos de licenciatura; e o PIBID como intermediador entre Universidade e Escola. Além disso, os licenciandos bolsistas foram apresentados com mais experiência prática escolar que os licenciandos não bolsistas. Quanto às escolas, o PIBID tem contribuído para a aprendizagem dos alunos, e ainda, tem sido um programa de formação continuada para os professores regentes.
Abstract: The present work deals with the contributions of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant - PIBID for the graduates of the Gurupi University - Unirg, Gurupi-TO. Considering that the program has been in force since 2007 in Brazil, the research points to Capes data, as well as other existing works aimed at the analysis and evaluation of PIBID in public universities throughout the country. Here, with the objective of analyzing the effects of the said program at Unirg, focusing on the reports of the year 2017, documentary analysis is used in a qualitative research. Besides the content analysis of the productions of coordinators, supervisors and scholarship students, this research uses bibliographical material in the perspective of dialoguing with theories on Public Policies; Public Educational Policies and Teacher Training. In this sense, it is sought through the results, to verify if the objectives proposed by PIBID have in fact been reached at Unirg/Gurupi. The results, from the categories "PIBID and the construction of knowledge in the formative aspects and in the teaching practice"; "PIBID and the relation between theory and practice"; "Recognition of the school context" were the qualification for the job market and the recognition of the program for continuing teacher training. They also emphasized the valorization of the teaching profession with the motivation of the graduates; PIBID as a program to attract students in undergraduate courses; and PIBID as intermediary between University and School. In addition, the scholarship holders were presented with more practical school experience than the non-scholarship holders. As for schools, PIBID has contributed to student learning, and it has been a continuing training program for teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1201
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