Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1156
Authors: Cabral, João Francisco Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Benoit, Alcides Hector Rodriguez
Title: Platão, poética e hermenêutica filosofia, técnica e compreensão nos estudos platônicos
Keywords: Platão; Sócrates; Linguagem; Escritores; Poética; Plato; Socrates; Language; Writers; Poetics
Issue Date: 26-Mar-2019
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: CABRAL, João Francisco Pereira. Platão, poética e hermenêutica filosofia, técnica e compreensão nos estudos platônicos.2019.122f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Campinas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Diante de uma evidente cronologia interna nos diálogos de Platão, surge a necessidade de questionar se se trata de uma cronologia baseada nos fatos reais vivenciados pelo autor ou que a eles foram relatados e, assim, estabelecer se estaria Platão retratando fatos históricos ou inventando uma ficção literária. Partindo da distinção entre sujeito do enunciado (diegese) e sujeito da enunciação (lexis), bem como da variedade de métodos disponíveis para abordagem de uma obra, questionamos se o fundamento da abordagem de uma obra não estaria nela mesma contida. E ao separarmos autor e personagens e conhecendo as relações entre estes, pudemos trilhar um caminho no qual a diferença entre a natureza dos meios pelos quais obtemos o discurso de alguém podem convergir. Assim, como Platão praticamente não “fala” em sua obra, assumimos que seu pensamento estaria contido nas cartas e que justamente por isso, verificamos que ele, o autor, entende que a realidade discursiva humana é naturalmente mimética. Portanto, acreditamos que sua obra é uma obra poético-mimética, isto é, reproduz verossilmente o mais que pode a historicidade, os eventos e os personagens. No entanto, os diálogos são compostos por uma heterogeneidade endógena marcada nitidamente pela presença e protagonismo de Sócrates, também pelo seu não protagonismo e, enfim, sua ausência completa. Focamos na Saga socrática e, articulando ao discurso do autor, pretendemos mostrar que nestes diálogos só podemos atestar a autoria poética do autor.
Abstract: Faced with an evident internal chronology in Plato's dialogues, there is a need to question whether it is a chronology based on the actual facts that the author experienced or that they were reported, and thus to establish whether Plato was portraying historical facts or inventing a fiction literary. Starting from the distinction between the subject of the statement (diegese) and the subject of enunciation (lexis), as well as the variety of methods available to approach a work, we questioned whether the foundation of a work approach would not be contained in it. And by separating author and characters and knowing the relations between them, we could walk a path in which the difference between the nature of the means by which we obtain discourse of somebody can converge. Thus, as Plato practically does not "speak" in his work, we assume that his thought would be contained in the letters and that precisely because of this, we find that he, the author, understands that the human discursive reality is naturally mimetic. Therefore, we believe that his work is a poetic-mimetic work, that is, it reproduces possibly as much as historicity, events and characters can. However, the dialogues are composed of an endogenous heterogeneity clearly marked by the presence and protagonism of Socrates, also by its non-protagonism and, finally, its complete absence. We focus on the Socratic Saga and articulated to the author's discourse, we intend to show that in these dialogues we can only attest to the poetic authorship of the author.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1156
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Francisco Pereira Cabral - Tese.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.