Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Claudionor Renato da-
dc.contributor.authorOliveira, Leandro Santana-
dc.date.accessioned2018-03-15T17:54:38Z-
dc.date.available2018-03-15T17:54:38Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leandro Santana. O Desempenho em Matemática do ENEM de 2012 em Luis Eduardo Magalhães (BA), na Teoria de Resposta ao Item.2017. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/891-
dc.description.abstractThe performance of students in mathematics in the ENEM test is the central discussion of this work. With the changes in the ENEM in 2009, TRI - Item Response Theory - began to be used for the preparation and correction of the test, allowing, therefore, more reliability in the results of the tests, and, of course, a more interesting response To students, beyond the quantitative aspect of correctness and error in questions. The purpose of this paper is to analyze student performance in the ENEM 2012 test in the city of Luis Eduardo Magalhães (BA), comparing with the results of this same test of the participants from the entire state of Bahia. An analysis of 10 questions and their results of correct answers and errors was made, and it was possible to analyze, even without the TRI parameters, on the students’ performance in the respective test. The results of the research are the referral of actions in basic education aimed at raising the performance of high school students who take the ENEM test, through study programs and other means, in the form of educational products. The present research also indicates the progress of its analysis with the obtaining of the TRI parameters - since they are not of public domain and their obtaining is not of easy location and access in the Ministry of Education, as well as, specific programs of software, are not of Which would greatly contribute to improving the clarification of this evaluation throughout Brazil and, consequently, to allow students to increase their performance, especially in mathematics in Luis Eduardo Magalhães (BA).pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectItem Response Theorypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleO Desempenho em Matemática do ENEM de 2012 em Luis Eduardo Magalhães (BA), na Teoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO desempenho de estudantes em matemática na prova do ENEM é a discussão central deste trabalho. Com as mudanças no ENEM ocorridas no ano de 2009, a TRI - Teoria de Resposta ao Item - passou a ser utilizada para elaboração e correção da prova, permitindo, assim, mais confiabilidade nos resultados das provas, e, claro, uma resposta mais interessante ao estudantes, para além do aspecto quantitativos de acerto e de erro em questões. O presente trabalho tem o propósito analisar o desempenho de estudantes na prova do ENEM 2012, na cidade de Luis Eduardo Magalhães, (BA) comparando com os resultados desta mesma prova dos participantes de todo o estado da Bahia. Realizou-se uma análise de 10 questões e seus resultados de acertos e erros, sendo possível uma análise, mesmo sem os parâmetros TRI, sobre o desempenho dos estudantes na respectiva prova. Os resultados da pesquisa são o encaminhamento de ações na educação básica voltados ao compromisso de elevar o desempenho dos estudantes de ensino médio que realizam a prova do ENEM, através de programas de estudos e outros meios, na forma de produtos educacionais. A presente pesquisa aponta também o avanço de sua análise com a obtenção dos parâmetros TRI - já que não são de domínio publico e sua obtenção não é de fácil localização e acesso no Ministério da Educação, bem como, programas específicos de softwares, não são de fácil acesso - que contribuiriam muito para melhorar o esclarecimento desta avaliação em todo o Brasil e, por conseguinte, permitir a elevação dos índices de desempenho dos estudantes, sobretudo, em matemática em Luis Eduardo Magalhães(BA).pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMatpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro Santana Oliveira - Dissertação.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.