Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMesquita, Robson Martins de-
dc.contributor.authorSilva, Benino Sebastião da-
dc.date.accessioned2018-03-15T17:39:41Z-
dc.date.available2018-03-15T17:39:41Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, Benino Sabastião da. A abordagem geométrica no tratamento das funções. 2017. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/890-
dc.description.abstractThis work proposes to investigate the meaning of the geometric approach for the study of the functions, and to make sure how it can contribute to the acquisition of competences in Other areas of knowledge. For that purpose, an interview was conducted with teachers from other areas of knowledge, besides the application of activities to a class of the first year of High School. From the teachers were heard reports of how the function graphs present themselves in their disciplines,the students’ ability to give you these graphs, and how you could remedy possible difficulties. Activities were applied to students Which are included in textbooks of other disciplines, namely Physics, Chemistry, Geography, Biology and Sociology, with appropriate adaptations to the study of the concepts of functions.The results lead us to emphasize the importance of the geometric approach of functions, not only in the study of Mathematics, but also in the relation of this with other disciplines.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAbordagem Geométricapt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectGeometric approachpt_BR
dc.titleA abordagem geométrica no tratamento das funçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe investigar o significado da abordagem geométrica para o estudo das funções, e certificar-se de como ela pode contribuir para a aquisição de competências em outras áreas do conhecimento. Para tanto foram realizadas entrevistas com professores de outras áreas do conhecimento, além da aplicação de atividades a uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Dos professores foram ouvidos relatos de como os gráficos de funções se apresentam em suas disciplinas, a habilidade dos alunos em lidar com esses gráficos e de como seria possível sanar possíveis dificuldades. Aos alunos foram aplicadas atividades que constam nos livros didáticos de outras disciplinas, a saber, Física, Química, Geografia, Biologia e Sociologia, com as devidas adaptações aos estudo do conceito de função. O que nos permitiu avaliar a compreensão e assimilação dos conteúdos. Os resultados nos leva a ressaltar a importância da abordagem geométrica das funções, não só no estudo da Matemática, como também, na relação dessa com outras disciplinas.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMatpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Benino Sabastião da Silva - Dissertação.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.