Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/8104| Authors: | Araújo, Suellen Alves. |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Brito, Kátia Cristina Custódio Ferreira. |
| Title: | Gestão democrática da educação em tempos de pandemia: um estudo da relação família/escola pelas lentes da rede colaboração Tocantins (RCT) |
| Keywords: | Gestão democrática;Pandemia;Família;Escola;Rede Colaboração Tocantins. |
| Issue Date: | 17-Dec-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
| Citation: | Araújo, Suellen Alves. Gestão democrática da educação em tempos de pandemia: um estudo da relação família/escola pelas lentes da rede colaboração Tocantins (RCT). 2021. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Palmas, Palmas, To, 2021. |
| metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo objetiva identificar as possibilidades de efetivação da gestão democrática da educação, conforme preceitua a legislação, no que se refere a interação entre os sistemas/redes de ensino e as famílias, apreendendo os contextos de participação no período da pandemia da COVID-19 no estado do Tocantins. O estudo ocorreu com abordagem qualitativa utilizandose de análise documental e bibliográfica desenvolvida a partir do relatório de pesquisa elaborado pela Rede Colaboração Tocantins - RCT. A pesquisa indica inciativas das redes e sistemas de ensino no sentido de identificar necessidades e possibilidades das famílias, especialmente no período da pandemia. Entretanto, é preciso salientar que tais práticas devem-se constituir em um diálogo permanente que se distancie de inciativas pontuais e isoladas. |
| Abstract: | This article aims to identify the possibilities for effective democratic management of education, as required by legislation, with regard to the interaction between education systems/networks and families, apprehending the contexts of participation in the period of the COVID-19 pandemic. in the state of Tocantins. The study took place with a qualitative approach, using documental and bibliographic analysis developed from the research report prepared by the Tocantins Collaboration Network - RCT. The research indicates initiatives by educational networks and systems to identify the needs and possibilities of families, especially in the period of the pandemic. However, it is necessary to point out that such practices must constitute a permanent dialogue that distances itself from specific and isolated initiatives. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8104 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SUELLEN ALVES ARAUJO - MONOGRAFIA - PEDAGOGIA.pdf | 162.18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
