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http://hdl.handle.net/11612/8092| Authors: | Ribeiro, Flávio Veloso |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Baldaçara, Leonardo Rodrigo |
| Title: | Avaliação das intervenções para redução do estigma relacionado a pessoas com transtornos mentais: revisão sistemática com análise crítica |
| Keywords: | Estigma; Intervenção; Transtornos mentais; Stigma; Intervention; Mental disorders |
| Issue Date: | 29-Oct-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS |
| Citation: | RIBEIRO, Flávio Veloso. Avaliação das intervenções para redução do estigma relacionado a pessoas com transtornos mentais: revisão sistemática com análise crítica. 2024.85f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2024. |
| metadata.dc.description.resumo: | Estigma ainda é um fenômeno muito presente em nossa sociedade, por consequência muitas vezes levando a perda da dignidade pelo preconceito de outras pessoas. O comprometimento do direito à saúde ocorre nas mais variadas formas de estigma, isso em virtude de visões preconcebidas que fragilizam os cuidados em saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar as formas de manejo do estigma dos transtornos mentais, avaliando a eficácia de estratégias para redução e eliminação do estigma. Trata-se de uma revisão de revisões sistemáticas, a qual utilizou o protocolo Prisma e está registrada no PROSPERO como CRD42022369853. A pesquisa recrutou artigos publicados no período de ano de 2019 a 2023 sem restrição de idioma, nos bancos de dados SciELO, Medline (pelo PubMed) e Google Scholar. Nesta pesquisa participaram três médicos psiquiatras nas etapas do: processo de seleção; coleta e seleção de dados; risco de viés; qualidade metodológica. Para avaliação do risco viés foi utilizado ROBIS para RS e Manual Cochrane para Desenvolvimento de Revisões Sistemáticas de Intervenção para ECR, enquanto Oxford Centre for Evidence-Based Medicine 2011 Levels of Evidence avaliou a qualidade metodológica. Após revisão por pares, foram incluídos 13 artigos com intervenção ao estigma dos transtornos mentais, do transtorno depressivo e ansioso, transtorno afetivo bipolar e esquizofrenia. Intervenções de alfabetização em saúde mental que aplicaram vídeo ou contato a pessoas que tiveram experiência com transtorno mental, apresentaram resultado estatístico significativo na pós intervenção (p=0,03). Resultado positivo para intervenções para grupos de mensagens biomédicas quando comparado a um grupo com mensagens recomendadas. Programa de psicoeducação on-line que continham vídeos de pessoas com experiência vivida com depressão e ansiedade, declínio no escore do estigma pós- teste: depressão (p < 0,001); ansiedade (p < 0,001). Programa educacional para farmacêuticos contendo palestra com psiquiatra e atividade (entrevista com pacientes, discussão para esclarecer experiência dos pacientes, e aprendizagem a partir da experiência com os pacientes), mostrou melhorias acentuadas. Limitações encontradas no estudo: a) redução do estigma não era desfecho primário em alguns estudos; b) pouca apresentação estatística nos resultados relatados. Diante dos resultados encontrados, torna-se evidente que, deve haver implementação constante de intervenções com objetivo de reduzir o estigma, e que elas sejam efetivas e passíveis de serem replicadas em vários grupos de intervenção. |
| Abstract: | Stigma is still a very present phenomenon in our society, consequently often leading to the loss of dignity due to the prejudice of other people. The compromise of the right to health occurs in the most varied forms of stigma, due to preconceived views that weaken health care. The objective of this study was to identify the ways of managing the stigma of mental disorders, evaluating the effectiveness of strategies to reduce and eliminate stigma. This is a review of systematic reviews, which used the Prisma protocol and is registered in PROSPERO as a CRD42022369853. The research recruited articles published from 2019 to 2023 without language restrictions, in the SciELO, Medline (by PubMed) and Google Scholar databases. In this research, three psychiatrists participated in the stages of: selection process; data collection and selection; - risk of bias; methodological quality. To assess risk bias, ROBIS for SR and the Cochrane Manual for the Development of Systematic Reviews of Intervention for RCTs were used, while the Oxford Centre for Evidence-Based Medicine 2011 Levels of Evidence assessed methodological quality. After peer review, 13 articles were included with intervention to the stigma of mental disorders, depressive and anxiety disorder, bipolar affective disorder, and schizophrenia. Mental health literacy interventions that applied video or contact to people who had experience with mental disorders presented a statistically significant result in the post- intervention (p=0.03). Positive outcome for interventions for biomedical message groups when compared to group with recommended messages. On-line psychoeducation program that contained videos of people with lived experience with depression and anxiety, decline in post- test stigma score: depression (p < 0.001); anxiety (p < 0.001). Educational program for pharmacists containing a lecture with a psychiatrist and activity (interview with patients, discussion to clarify patients' experience, and learning from experience with patients), showed marked improvements. Limitations found in the study: a) stigma reduction was not a primary outcome in some studies; b) little statistical presentation in the reported results. In view of the results found, it is evident that there must be constant implementation of interventions aimed at reducing stigma, and that they are effective and capable of being replicated in various intervention groups. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8092 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ciências da Saúde |
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