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http://hdl.handle.net/11612/8080Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Souza, Luciane Silva de | - |
| dc.contributor.author | Corcino, Madalena Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T11:45:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-04T11:45:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-04 | - |
| dc.identifier.citation | CORSINO, Madalena Ribeiro. Formação docente: educação especial no ensino fundamental. 2023. 39f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/8080 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this research is to understand Inclusive Special Education and the importance of initial and continuing teacher training. To this end, the question is: how can training contribute to inclusive education that makes it possible to include students with special educational needs in school, in the early years of elementary school? The history of Special Education in Brazil is a complex narrative that reflects the evolution of perceptions about disability over time. It is crucial for pedagogues in training to understand inclusion, as the true welcome, acceptance and recognition of the individual, regardless of their limitations, color, race, creed or culture. And this becomes even more specific when we deal with students with special educational needs enrolled in school, which increasingly demands more from the teacher and the school community, in terms of various aspects, from thinking about the school's infrastructure to teaching strategies. and the structure of didactic-pedagogical materials that can serve them. Therefore, in professional training it is essential to train pedagogues to carry out the inclusive educational process, which seeks the participation of students with special needs, with prepared professionals, guaranteeing teaching in which students can develop and learn. Bibliographical research allowed us to observe that teacher training must prioritize the development of sensitivity and reflection on teaching practice, planning flexibly and considering the different educational possibilities. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| dc.rights | Acesso livre. | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Necessidades educacionais especiais | pt_BR |
| dc.title | Formação docente: educação especial no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é compreender a Educação Especial Inclusiva e a importância da formação docente inicial e continuada. Para tanto, questiona-se: como a formação pode contribuir para uma educação inclusiva que torne possível incluir o estudante com necessidades educacionais especiais na escola, nos anos iniciais do ensino fundamental? A história da Educação Especial no Brasil é uma narrativa complexa que reflete a evolução das percepções sobre deficiência ao longo do tempo. É crucial para pedagogos em formação, compreender a inclusão, como o verdadeiro acolhimento, aceitação e reconhecimento do indivíduo, independentemente de suas limitações, cor, raça, credo ou cultura. E isto se particulariza ainda mais quando tratamos dos estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados na escola, o que exige cada vez mais do docente e da comunidade escolar, no que se refere à diversos aspectos desde pensar sobre a infraestrutura da escola até as estratégias de ensino e a estrutura de materiais didático-pedagógicos que possam atendê-los. Assim, na formação profissional é essencial capacitar pedagogos para efetivar o processo educativo inclusivo, que busca a participação de alunos com necessidades especiais, com profissionais preparados, garantindo um ensino em que os estudantes possam se desenvolver e aprender. A pesquisa de base bibliográfica, permitiu refletir sobre o fato de que a formação dos professores deve priorizar o desenvolvimento da sensibilidade e reflexão sobre a prática docente, planejando de forma flexível e considerando as diversas possibilidades educacionais. | pt_BR |
| dc.publisher.campus | Miracema | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.publisher.curso | CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA | pt_BR |
| dc.publisher.local | Miracema | pt_BR |
| dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
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| File | Description | Size | Format | |
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| Madalena Ribeiro Corcino - Monografia.pdf | 975.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
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