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http://hdl.handle.net/11612/8052| Authors: | Silva, Katia Gomes da |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Soares Filho, Valtuir |
| Title: | Práticas pedagógicas nos cursos tecnológicos na modalidade a distância: formação de estudantes em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
| Keywords: | Cursos tecnológicos a distância; Práticas pedagógicas; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Distance technological courses; Pedagogical practices; Sustainable development goals |
| Issue Date: | 22-Jul-2025 |
| Citation: | SILVA, Katia Gomes da. Práticas pedagógicas nos cursos tecnológicos na modalidade a distância: formação de estudantes em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2025.112f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa aprofunda a análise das práticas pedagógicas em cursos superiores tecnológicos a distância, com foco em sua contribuição para a formação de estudantes alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O estudo foi conduzido em uma Instituição de Ensino Superior Pública no Tocantins, empregando uma metodologia mista que incluiu métodos quantitativos e qualitativos. Os instrumentos de coleta de dados incluíram questionários estruturados aplicados a estudantes e professores, entrevistas semiestruturadas com gestores institucionais e análise documental de políticas e materiais pedagógicos. O objetivo principal foi compreender a percepção dos envolvidos sobre a integração dos ODS no currículo e nas práticas de ensino, a relação intrínseca entre as abordagens pedagógicas adotadas e o desenvolvimento de competências essenciais para a sustentabilidade, bem como o impacto das iniciativas institucionais nesse processo. Os resultados obtidos revelam que, embora haja um reconhecimento generalizado da importância dos ODS no contexto educacional, a sua implementação efetiva ainda enfrenta desafios significativos. Dentre eles, destacam-se a necessidade premente de capacitação docente específica e a carência de diretrizes institucionais claras que orientem a integração dos ODS de forma transversal e sistêmica. A pesquisa aponta, portanto, para a urgência de uma abordagem mais estruturada e institucionalizada para a incorporação dos ODS, o que implica a formulação de políticas educacionais específicas, a oferta de programas de formação continuada para o corpo docente e a adaptação de recursos didático-pedagógicos. Conclui-se que a educação superior tecnológica a distância possui um papel estratégico e fundamental na formação de profissionais capacitados e conscientes, alinhados aos princípios da sustentabilidade e aptos a contribuir ativamente para o alcance da Agenda 2030. |
| Abstract: | This research deepens the analysis of pedagogical practices in distance learning higher education technology courses, focusing on their contribution to the training of students aligned with the UN Sustainable Development Goals (SDGs). The study was conducted at a Public Higher Education Institution in Tocantins, employing a mixed methodology that included quantitative and qualitative methods. Data collection instruments included structured questionnaires applied to students and teachers, semi- structured interviews with institutional managers, and documentary analysis of policies and pedagogical materials. The main objective was to understand the perception of those involved regarding the integration of SDGs into the curriculum and teaching practices, the intrinsic relationship between the pedagogical approaches adopted and the development of essential competencies for sustainability, as well as the impact of institutional initiatives in this process. The results obtained reveal that, although there is a generalized recognition of the importance of SDGs in the educational context, their effective implementation still faces significant challenges. Among these, the urgent need for specific teacher training and the lack of clear institutional guidelines that guide the integration of SDGs in a transversal and systemic way stand out. The research therefore points to the urgency of a more structured and institutionalized approach to the incorporation of SDGs, which implies the formulation of specific educational policies, the offer of continuing education programs for the teaching staff, and the adaptation of didactic- pedagogical resources. It is concluded that distance learning higher education technology plays a strategic and fundamental role in training qualified and conscious professionals, aligned with the principles of sustainability and able to actively contribute to the achievement of the 2030 Agenda. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8052 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação |
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