Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/8036
Authors: Rocha, Claudia Aparecida Godoy
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Mirian Cristina dos Santos
Title: Avaliação de tecnologia educacional para gestante e parceiro sobre prevenção da transmissão vertical da sífilis
Keywords: Tecnologia Educacional. Cuidado Pré-Natal. Prevenção Primária. Sífilis Congênita.Educational Technology. Prenatal Care. Primary Prevention. Syphilis Congenital
Issue Date: 4-Aug-2025
Citation: ROCHA, Claudia Aparecida Godoy. Avaliação de tecnologia educacional para gestante e parceiro sobre prevenção da transmissão vertical da sífilis. 2025.99f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educacional sobre sífilis no período gestacional. Métodos: Estudo metodológico fundamentado no modelo de Pasquali (1996), que compreende procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. O percurso incluiu três revisões de literatura sobre tecnologias educativas e sífilis gestacional, seguidas pela elaboração e diagramação da cartilha. Posteriormente, o material foi submetido à validação por especialistas, revisão ortográfica, análise de legibilidade e validação com o público-alvo (gestantes). Resultados: Os resultados desta pesquisa foram sistematizados em três artigos científicos. O primeiro, intitulado “Tecnologias educativas na prevenção da sífilis congênita em gestantes”, evidenciou que tais tecnologias colaboram para promoção da saúde, contribuindo para o aumento do conhecimento e adesão a práticas preventivas por parte das gestantes. Destaca-se, nesse contexto, a relevância da incorporação de recursos educacionais no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o acesso à informação qualificada e a melhoria da assistência no pré-natal. O segundo, “Evidências científicas para produção de tecnologia educacional para gestantes sobre sífilis congênita: uma revisão integrativa”, possibilitou a identificação de sete áreas-chave fundamentais para a construção da tecnologia: conhecimento sobre a sífilis, fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamento, educação em saúde, estratégias de controle e o envolvimento do parceiro. O estudo apontou que a prevenção da transmissão vertical da sífilis exige, prioritariamente, o reconhecimento precoce da doença, a adesão ao tratamento adequado e o desenvolvimento de ações educativas voltadas à população- alvo. O terceiro, intitulado “Tecnologia Educacional sobre Sífilis no Período Gestacional”, resultou na construção e validação de uma cartilha com 36 páginas, estruturado em blocos temáticos e fundamentado em evidências científicas. O material obteve elevados índices de validação, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,94, Índice de Validade de Aparência (IVA) acima de 0,95 e Índice de Validade de Semântica (IVS) de 0,97, evidenciando a pertinência do conteúdo, a adequação da aparência e a excelente compreensibilidade. A análise de legibilidade classificou o material como “texto simples”, adequado a leitores com escolaridade de nível médio. Conclusão: O produto educacional desenvolvido mostrou-se adequado para utilização no processo educacional de ensino-aprendizagem, apoiando a prevenção da sífilis congênita e podendo contribuir para o aumento do conhecimento e engajamento de gestantes e seus parceiros. Validado com alto índice de concordância, destaca-se como recurso pedagógico aplicável na Atenção Primária à Saúde. Recomenda-se sua adoção em ações educativas e em futuras pesquisas para validação de sua efetividade.
Abstract: Objective: To develop and validate an educational technology on syphilis during pregnancy. Methods: This methodological study was based on Pasquali's model (1996), encompassing theoretical, empirical, and analytical procedures. The process included three literature reviews on educational technologies and gestational syphilis, followed by the development and layout of the booklet. Subsequently, the material underwent validation by experts, spellchecking, readability analysis, and validation with the target audience (pregnant women). Results: The results of this research were systematized in three scientific articles. The first, entitled "Educational technologies in the prevention of congenital syphilis in pregnant women," demonstrated that such technologies contribute to health promotion, contributing to increased knowledge and adherence to preventive practices among pregnant women. In this context, the importance of incorporating educational resources into the teaching-learning process stands out, favoring access to qualified information and improving prenatal care. The second, "Scientific evidence for the production of educational technology for pregnant women about congenital syphilis: an integrative review," identified seven key areas fundamental to the development of the technology: knowledge about syphilis, risk factors, early diagnosis, treatment, health education, control strategies, and partner involvement. The study indicated that preventing vertical transmission of syphilis requires, above all, early recognition of the disease, adherence to appropriate treatment, and the development of educational initiatives aimed at the target population. The third, entitled "Educational Technology on Syphilis in the Gestational Period," resulted in the development and validation of a 36- page booklet, structured in thematic blocks and based on scientific evidence. The material obtained high validation scores, with a Content Validity Index (CVI) of 0.94, a Face Validity Index (VSI) above 0.95, and a Semantic Validity Index (SVI) of 0.97, demonstrating the relevance of the content, the appropriateness of the appearance, and excellent comprehensibility. The readability analysis classified the material as "simple text," suitable for readers with a high school education. Conclusion: The developed educational product proved suitable for use in the teaching-learning process, supporting the prevention of congenital syphilis and potentially contributing to increased knowledge and engagement among pregnant women and their partners. Validated with a high agreement rate, it stands out as a pedagogical resource applicable in Primary Health Care. Its adoption in educational initiatives and in future research to validate its effectiveness is recommended.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8036
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