Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/8031
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dc.contributor.advisorCâmara, Marco Túlio Pena-
dc.contributor.authorMoreira, Tânia Costa-
dc.date.accessioned2025-10-27T09:55:29Z-
dc.date.available2025-10-27T09:55:29Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationMOREIRA, Tânia Costa. Identidade tocantinense em disputa nas redes sociais dos candidatos ao governo do estado do Tocantins em 2022.2025. 107f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/8031-
dc.description.abstractPolitical discourse (PD) is frequently investigated in the academic context, reinforcing its importance in problematizing power relations that are established through language and discourse. However, we still have little research that focuses on regional DP, in an attempt to rescue local identity principles. In this regard, the objective of this dissertation is to analyze the discursive elements of Tocantins‘ identity mobilized by the candidates for the governorship of Tocantins during the 2022 electoral campaign on their respective Instagram pages. The theoretical framework is based on the interdisciplinary field of Discourse Analysis (DA) of the French tradition, which problematizes aspects related to the various meanings generated by the polysemic nature of language in relation to the temporal and spatial contexts in which it operates. In dialogue with DA studies, we also draw on some concepts from political communication (PC), such as the very notion of communication, as well as discussions on digital networks, which are widely used for interaction in contemporary society. The methodology is documentary in nature, with a qualitative approach, because the data were processed from a subjectivist perspective. We consider as the object of analysis the posts made by the main candidates for the governorship of Tocantins during the 2022 campaign on their respective Instagram profiles. The selected time frame is September of that year, as it preceded the voting month, and, therefore, it aggregated the largest flow of electoral posts. Using DA as a guiding tool, we selected 14 posts to undergo scientific analysis, which were organized into the following categories: i) aspects of Tocantins‘ popular culture; ii) aspects of the physical regionalism where the campaigns took place; and iii) cultural aspects of spaces of belonging. The results indicate an investment in Instagram as a strategy to boost candidates‘ popularity, considering social media as fertile ground for winning over new voters. Additionally, the research reveals that candidates frequently employ discursive strategies to create a closer connection with their electorate by drawing on elements of Tocantins‘ identity to persuade voters. Among such strategies, we highlight the use of emojis to convey warmth and friendliness, captions that criticize the opposing government, and visual resources aimed at humanizing the candidate, thereby increasing their popular appeal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCampanha Eleitoral. Cultura Tocantinense. Discurso Político. Electoral Campaign. Tocantins Culture. Political Discoursept_BR
dc.titleIdentidade tocantinense em disputa nas redes sociais dos candidatos ao governo do estado do Tocantins em 2022pt_BR
dc.description.resumoO discurso político (DP) é frequentemente investigado no contexto acadêmico, firmando sua importância em problematizar relações de poder que se estabelecem por intermédio da linguagem e do discurso. No entanto, ainda temos poucas pesquisas que focam no DP regional, na tentativa de resgatar princípios identitários locais. Diante disso, o objetivo desta dissertação é analisar elementos discursivos da identidade tocantinense mobilizados pelos candidatos ao governo do Tocantins na campanha eleitoral de 2022 em suas respectivas páginas do Instagram. A fundamentação teórica se baseia no campo interdisciplinar da Análise do Discurso (AD), de natureza francesa, que problematiza aspectos ligados aos diversos sentidos promovidos pelo teor polissêmico da língua em relação ao recorte de tempo e de espaço em que operam. Dialogando com os estudos em AD, mobilizamos também alguns conceitos oriundos da comunicação política (CP), tais como a própria concepção de comunicação, bem como as discussões sobre redes digitais, recursos de interação largamente utilizados na sociedade atual. A metodologia é do tipo documental com abordagem qualitativa, pois os dados foram tratados a partir de uma perspectiva subjetivista. Entendemos como documento de análise as postagens feitas pelos principais candidatos ao governo do Tocantins, durante a campanha de 2022, em seus respectivos perfis do Instagram. O recorte temporal que escolhemos foi o mês de setembro daquele ano, pois antecedeu o mês da votação e, por isso, agregou o maior fluxo de postagens eleitorais. Com o auxílio da AD, escolhemos 14 postagens para serem submetidas a tratamento científico, as quais foram organizadas nas seguintes categorias: i) aspectos da cultura popular tocantinense; ii) aspectos do regionalismo físico onde as campanhas são feitas; e iii) aspectos culturais dos espaços de pertencimento. Os resultados apontam para um investimento no Instagram para alavancar a popularidade dos candidatos, considerando as redes sociais como terreno fértil para conquistar novos eleitores. Além disso, a pesquisa mostra também que os candidatos, frequentemente, utilizam- se de recursos discursivos para criar uma imagem mais próxima do seu eleitorado ao recorrerem a elementos da identidade tocantinense para persuadir o eleitor. Dentre tais recursos, podemos mencionar o uso de emojis que denotam carinho e simpatia, legendas que denunciam o governo opositor em destaque e a utilização de recursos visuais que procuram humanizar o candidato, popularizando-o consequentemente.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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