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dc.contributor.advisorFrantz, Fabricia Carneiro Roos-
dc.contributor.authorMartins, Radi Melo-
dc.date.accessioned2025-09-29T15:03:34Z-
dc.date.available2025-09-29T15:03:34Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.citationMARTINS, Radi Melo. Modelagem matemática para recomendação de orientadores em programas de pós-graduação stricto sensu: uma abordagem baseada na análise de métricas acadêmicas e científicas. 2025. 212f. Tese (doutorado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional, Ijuí, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7963-
dc.description.abstractThe selection of academic advisors and stricto sensu graduate programs is an increasingly complex and crucial process for students, requiring the analysis of a vast amount of data related to programs, research groups, research lines, as well as factors such as academic compatibility, advisor reputation, scientific production, and collaboration networks. Traditionally, this decision is made manually and often based on subjective perceptions and informal advice, which can lead to poorly grounded choices misaligned with students’ academic and professional goals. To support this challenge, this project proposes the development of a mathematical and computational model that integrates data science techniques to calculate a Recommendation Index (Índice de Recomendação (IR)) based on academic indicators extracted from Lattes Platform curricula and other international databases. This model aims to provide objective recommendations, considering criteria such as scientific productivity, mentoring experience, and research area alignment. The model validation was conducted through statistical analyses applied to faculty curricula extracted from the Lattes Platform, including data completeness tests, descriptive analysis of metrics, identification of outliers, and evaluation of the consistency and robustness of the results. Thus, the proposed approach seeks to foster a more objective, well-founded, and individualized process for selecting academic advisors and graduate programs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsLivrept_BR
dc.subjectOrientação Acadêmica; Chatbot; Seleção de Orientadores; Programas de Pós-Graduação; Inteligência Artificial; Modelo Matemático; Sistema de Recomendação; Plataforma Lattes; Análise de Dados Acadêmicos; Escolha Acadêmica; Academic Advising; Chatbot; Advisor Selection; Graduate Programs; Artificial Intelligence; Mathematical Model; Recommendation System; Lattes Platform; Academic Data Analysis; Academic Choicept_BR
dc.titleModelagem matemática para recomendação de orientadores em programas de pós-graduação stricto sensu: uma abordagem baseada na análise de métricas acadêmicas e científicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFrantz, Rafael Zancan-
dc.description.resumoA escolha de orientadores e programas de pós-graduação stricto sensu é um processo cada vez mais complexo e essencial para o sucesso dos estudantes, exigindo a análise de um vasto volume de dados relacionados a programas, grupos de pesquisa, linhas de investigação, além de fatores como compatibilidade acadêmica, reputação do orientador, produção científica e redes de colaboração. Tradicionalmente, essa decisão é tomada de forma manual e frequentemente baseada em percepções subjetivas e aconselhamentos informais, o que pode resultar em escolhas pouco fundamentadas e desalinhadas com os objetivos acadêmicos e profissionais dos estudantes. Para dar suporte a essa problemática, este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo matemático e computacional que integra técnicas de ciência de dados para calcular um Índice de Recomendação baseado em indicadores acadêmicos extraídos de currículos da Plataforma Lattes e de outras bases de dados internacionais. Este modelo visa oferecer recomendações objetivas, considerando critérios como produtividade científica, experiência em orientação e alinhamento de áreas de pesquisa. A avaliação do modelo foi realizada por meio de análises estatísticas aplicadas a currículos de docentes, extraídos da Plataforma Lattes, incluindo testes de completude de dados, análise descritiva das métricas, identificação de outliers e avaliação da consistência e robustez dos resultados. Dessa forma, a abordagem proposta busca promover um processo de escolha de orientadores em programas de pós-graduação mais objetivo, fundamentado e alinhado aos objetivos individuais dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacionalpt_BR
dc.publisher.campusIjuípt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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