Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7928
Authors: | Rodrigues, Daniela Magalhães |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Vera Lucia Aires Gomes da |
Title: | O ensino de geografia pós pandemia da Covid-19: dificuldades enfrentadas por professores e alunos no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira de Porto Nacional - TO |
Keywords: | Ensino de Geografia;Pandemia do Coronavírus;Impactos na Educação;Teaching Geography;Coronavirus Pandemic;Impacts on Education |
Issue Date: | 12-Sep-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | RODRIGUES, Daniela Magalhães. O ensino de geografia pós pandemia da Covid-19: dificuldades enfrentadas por professores e alunos no colégio estadual dr. pedro ludovico teixeira de Porto Nacional - TO. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo aborda o ensino de Geografia pós pandemia da COVID-19 (entre março de 2020 a março de 2021), do qual tem como foco as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. O objetivo geral deste artigo é descrever o que foi a pandemia do coronavírus e como ela afetou de forma direta ou indireta o ensino no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Já os objetivos específicos são: Compreender as mudanças na educação pós pandemia; relatar como a pandemia afetou a vida de alunos e professores; identificar as barreiras para o processo de aprendizagem no ensino remoto. No decorrer do artigo, é situada alguns pontos importantes que podem ter tornado esse momento da educação, mais difícil, como a falta de estrutura da escola, a pouca eficácia do meio online, o impacto da desigualdade social, entre outros. Em outro momento, o período pós pandemia deixou diversas marcas na educação, como a evasão escolar, as dificuldades que alguns alunos enfrentaram de se readaptar ao ensino presencial, o atraso no desenvolvimento do aprendizado e a dificuldade de concentração no conteúdo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com o intuito de colher dados de professores e alunos de uma rede de ensino específica, podendo assim observar de perto quais foram as principais barreiras para o processo de aprendizagem enfrentados por ambos os lados nesse período. |
Abstract: | This article addresses the teaching of Geography after the COVID-19 pandemic (between March 2020 and March 2021), focusing on the difficulties faced by teachers and students at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. The general objective of this article is to describe what the coronavirus pandemic was and how it directly or indirectly affected teaching at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. The specific objectives are: To understand the changes in education after the pandemic; to report how the pandemic affected the lives of students and teachers; to identify the barriers to the learning process in remote teaching. Throughout the article, some important points are highlighted that may have made this moment in education more difficult, such as the lack of structure at the school, the low effectiveness of the online environment, the impact of social inequality, among others. At another time, the post- pandemic period left several marks on education, such as school dropouts, the difficulties that some students faced in readapting to in-person teaching, the delay in learning development, and the difficulty in concentrating on the content. The methodology used was qualitative research with semi-structured interviews, with the aim of collecting data from teachers and students of a specific education network, thus being able to closely observe what were the main barriers to the learning process faced by both sides during this period. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7928 |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniela Magalhães Rodrigues -TCC.pdf | 791.3 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.