Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7923
Authors: | Silva, Thaís Costa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Morais Neto, Odilon Rodrigues de |
Title: | Práticas pedagógicas e o ensino das histórias e culturas dos povos indígenas em Tocantínia (TO) |
Keywords: | Educação indígena; Lei 11.645/2008; Educação intercultural; Tocantínia do Tocantins. |
Issue Date: | 11-Sep-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Thaís Costa. Práticas pedagógicas e o ensino das histórias e culturas dos povos indígenas em Tocantínia (TO). 2024. 34f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino sobre os povos originários ainda é frequentemente baseado em métodos generalizados, tratando os indígenas como um grupo homogêneo. Este trabalho visa observar o impacto da Lei 11.645/2008 na inclusão da cultura e história indígena na educação básica do município de Tocantínia. A questão central é: como a Lei 11.645 tem influenciado a inclusão da temática indígena nas escolas de Tocantínia? Para responder a essa questão foram realizadas análise do Projeto Político Pedagógico, observações em sala de aula, aplicações de regências e elaboração de planos de aulas como propostas sobre a temática. Os autores Bessa Freire (2002), Collet et al. (2013), e André Demarchi e Odilon Morais (2015) foram utilizados para teorizar e embasar a discussão sobre o ensino da história e cultura dos povos indígenas, além de estereótipos e preconceitos presentes na sociedade. Os resultados indicam que, apesar de avanços na inclusão de conteúdos indígenas, ainda existem desafios significativos, como a falta de formação específica para os professores e a escassez de materiais didáticos adequados. Conclui-se que a Lei 11.645 tem promovido uma maior conscientização sobre a cultura indígena, mas a sua aplicação efetiva requer mais recursos e suporte. É crucial que as escolas, o sistema educacional e os órgãos governamentais se empenhem em proporcionar uma formação contínua para os educadores, bem como em desenvolver e disponibilizar materiais que representem adequadamente a riqueza e a diversidade das culturas indígenas. Apenas com um esforço conjunto e sistemático será possível garantir que o ensino da história e cultura indígena seja eficaz, respeitoso e verdadeiramente inclusivo, contribuindo para uma educação que celebre e reconheça a pluralidade cultural presente no Brasil. |
Abstract: | Teaching about indigenous peoples is still often based on generalized methods, treating indigenous people as a homogeneous group. This work aims to observe the impact of Law 11.645/2008 on the inclusion of indigenous culture and history in basic education in the municipality of Tocantínia. The central question is: how has Law 11.645 influenced the inclusion of indigenous themes in schools in Tocantínia? To answer this question, an analysis of the Pedagogical Political Project, classroom observations, applications of regencies and preparation of lesson plans as proposals on the theme were carried out. The authors Bessa Freire (2002), Collet et al. (2013), and André Demarchi and Odilon Morais (2015) were used to theorize and support the discussion about the teaching of the history and culture of indigenous peoples, as well as stereotypes and prejudices present in society. The results indicate that, despite advances in the inclusion of indigenous content, there are still significant challenges, such as the lack of specific training for teachers and the scarcity of adequate teaching materials. It is concluded that Law 11.645 has promoted greater awareness about indigenous culture, but its effective application requires more resources and support. It is crucial that schools, the education system, and government agencies strive to provide continuous training for educators, as well as to develop and make available materials that adequately represent the richness and diversity of indigenous cultures. Only with a joint and systematic effort will it be possible to ensure that the teaching of indigenous history and culture is effective, respectful and truly inclusive, contributing to an education that celebrates and recognizes the cultural plurality present in Brazil. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7923 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thaís Costa Silva - Monografia.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.