Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7922
Authors: Matos, Mateus Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Márcio Bernardes de
Title: Educação pública brasileira precarizada: acidente, incompetência ou projeto político?
Keywords: Educação; Escola pública; Precarização; Luta de classes.
Issue Date: 11-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MATOS, Mateus Dias. Educação pública brasileira precarizada: acidente, incompetência ou projeto político? 2025. 72f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa buscou investigar como se dá o processo de precarização nas escolas públicas brasileiras e quem pode ou não se beneficiar desse contexto, analisando se decorre de acidente, incompetência ou projeto político. Os objetivos específicos do trabalho foram: a. Observar como a precarização das escolas públicas afeta na construção de uma sociedade democrática brasileira; b. Identificar como a classe dominante influencia o modelo de escola pública; c. Verificar a relação entre a luta de classes e a construção da escola pública brasileira. Adotou-se a metodologia qualitativa de caráter bibliográfico e documental, fundamentada nas obras de Dermeval Saviani (2002, 2012, 2013a, 2013b, 2020), Ruy Braga (2012) e Rodrigo Lamosa (2020). Através dessa pesquisa que trabalhou com o conceito aproximado de precariado relacionando-o com outros setores da sociedade, chegou-se à conclusão que a precarização da escola pública brasileira é um projeto político da classe burguesa para manter o status quo da sociedade, beneficiando assim os interesses dominantes em detrimento aos interesses da classe trabalhadora, impedindo o acesso a uma educação pública emancipatória e de qualidade.
Abstract: This research sought to investigate how the process of precarization occurs in brazilian public schools and who may or may not benefit from this context, analyzing whether it stems from accident, incompetence, or political project. The specific objectives of the work were: a. To observe how the precarization of public schools affects the construction of a democratic brazilian society; b. To identify how the dominant class influences the public school model; c. To verify the relationship between class struggle and the construction of the brazilian public school. A qualitative methodology of bibliographic and documentary nature was adopted, grounded in the works of Dermeval Saviani (2002, 2012, 2013a, 2013b, 2020), Ruy Braga (2012), and Rodrigo Lamosa (2020). Through this research, which worked with the approximate concept of precariat relating it to other sectors of society, it was concluded that the precarization of the brazilian public school is a political project of the bourgeois class to maintain the status quo of society as it currently stands, thereby benefiting dominant interests to the detriment of the working class, preventing workers from accessing an emancipatory and quality public education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7922
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus Dias Matos - Monografia.pdf937.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.