Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7915
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Birck, Rosemeri | - |
dc.contributor.author | Ramos, Raina Caroline de Oliveira Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T20:17:03Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T20:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Raina Caroline de Oliveira Lacerda. O desenvolvimento da Linguagem a partir da utilização da música como suporte pedagógico. 2025. 22f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7915 | - |
dc.description.abstract | This research addresses the development of language through the use of music as a pedagogical support in early childhood education. The object of study focuses on how musicalization can contribute to the improvement of children's oral and written language. The justification lies in the relevance of music as a pedagogical practice, as established by Law No. 11.769/2008, and in the challenges faced by many schools in effectively implementing it. The guiding question is: how can the use of music contribute to the development of children's language and enhance learning in early childhood education? The general objective is to understand the impact of musicalization on language development in children. The methodology is qualitative, based on a literature review. The theoretical framework includes authors such as Vygotsky (1996, 2001, 2010), Freire (1996, 1998), Mião and Lima (2020), and Agnolon and Masotti (2016), among others. It is concluded that musicalization, by integrating sound, movement, and language, stimulates multiple dimensions of child development and proves to be an effective tool to make learning more meaningful, encouraging expression, creativity, and literacy. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso livre | pt_BR |
dc.subject | Linguagem; Educação infantil; Musicalização; Alfabetização. | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da Linguagem a partir da utilização da música como suporte pedagógico | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como tema o desenvolvimento da linguagem a partir da utilização da música como suporte pedagógico na educação infantil. O objeto de estudo consiste na análise de como a musicalização pode contribuir para o aprimoramento da linguagem oral e escrita das crianças. A justificativa baseia-se na relevância da música como prática pedagógica, conforme prevê a Lei no 11.769/2008, e nas dificuldades que muitas escolas ainda enfrentam em sua efetiva implementação. O problema investigado é: como a utilização da música pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem infantil e potencializar a aprendizagem na educação infantil? O objetivo geral é compreender o impacto da musicalização no desenvolvimento da linguagem infantil. A metodologia adotada contempla a abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Vygotsky (1996, 2001, 2010), Freire (1996, 1998), Mião e Lima (2020), Agnolon e Masotti (2016), entre outros. Conclui-se que a musicalização, ao integrar som, movimento e linguagem, estimula múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil e se configura como um recurso eficaz para tornar a aprendizagem mais significativa, favorecendo a expressão, a criatividade e o letramento das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.campus | Miracema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas; Pedagogia; Graduação; Miracema | pt_BR |
dc.publisher.curso | Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.local | Miracema | pt_BR |
dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Raina Caroline de Oliveira Lacerda Ramos - Artigo de graduação.pdf | 362.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.