Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7908
Authors: Lima, Joao Pedro Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Leidiene Ferreira
Title: Saberes e práticas de professores acerca da prevenção de comportamento suicida e violência infantojuvenil
Keywords: Professores. Prevenção do Suicídio. Violência Infantojuvenil. Saúde Mental. Teachers. Suicide Prevention. Child and Adolescent Violence. Mental Health
Issue Date: 1-Jul-2025
Citation: LIMA, Joao Pedro Sousa. Saberes e práticas de professores acerca da prevenção de comportamento suicida e violência infantojuvenil. 2025. 66f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como professores da rede pública de ensino percebem, enfrentam e atuam diante da violência autodirigida e de outras formas de violência envolvendo crianças e adolescentes no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, utilizando grupos focais como principal técnica de coleta de dados, com a participação de professores de escolas públicas do município de Parauapebas, no estado do Pará, Brasil, totalizando 33 participantes. Os resultados revelam que os docentes reconhecem a escola como um espaço de proteção, mas enfrentam dificuldades para lidar com situações de sofrimento psíquico e comportamentos violentos entre estudantes. A ausência de formações específicas sobre saúde mental e prevenção da violência, somada à sobrecarga de trabalho e à fragilidade das redes de apoio, limita a atuação dos professores. Entre os fatores apontados como desencadeadores da violência estão as dinâmicas familiares disfuncionais, a negligência, o uso indiscriminado de tecnologias e redes sociais, bem como a carência de políticas públicas intersetoriais. Os participantes destacaram a importância da formação continuada, do acolhimento, da escuta ativa e do trabalho em rede com os setores da saúde e da assistência social para o enfrentamento da violência no ambiente escolar. A pesquisa reforça a necessidade de incluir a saúde mental e a prevenção da violência como temas centrais na formação docente e na construção de práticas pedagógicas integradas ao cuidado e à promoção da vida.
Abstract: This research aims to understand how public-school teachers perceive, face, and act upon self-directed violence and other forms of violence involving children and adolescents within the school context. The research followed a qualitative approach with ethnographic inspiration, using focus groups as the main data collection technique, involving teachers from public schools in the municipality of Parauapebas, Pará, Brazil, totaling 33 participants. The results reveal that teachers recognize the school as a protective space but face significant challenges in dealing with situations of psychological suffering and violent behaviors among students. The lack of specific training on mental health and violence prevention, combined with work overload and weak support networks, limits the teachers' ability to respond effectively. The factors identified as contributing to violent behavior include dysfunctional family dynamics, neglect, unregulated use of technology and social media, and the lack of intersectoral public policies. Participants highlighted the importance of ongoing professional development, welcoming practices, active listening, and collaborative work with health and social services to address violence in schools. The study reinforces the need to incorporate mental health and violence prevention as central themes in teacher education and in the development of pedagogical practices integrated with care and life promotion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7908
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Pedro Sousa Lima - Dissertação.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.