Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7907
Authors: Coelho, Ariel Guido
metadata.dc.contributor.advisor: Benício, Luíz Paulo Figueredo
Title: Quantificação mensal dos saneantes domissanitários necessários ao contrato terceirizado de limpeza, asseio e conservação do campus Palmas - UFT
Keywords: Terceirização; Materiais e insumos; Benchmarking; Metodologias de quantificação; Outsourcing; Materials and supplies; Benchmarking; Quantification methodologies
Issue Date: 29-Jul-2024
Citation: COELHO, Ariel Guido. Quantificação mensal dos saneantes domissanitários necessários ao contrato terceirizado de limpeza, asseio e conservação do campus Palmas - UFT. 2024.127f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública - Profiap) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Profiap, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda a terceirização de serviços públicos, com foco na quantificação dos produtos de limpeza, conhecidos como saneantes domissanitários, necessários para os contratos de limpeza e conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Palmas. A terceirização dos serviços de limpeza e conservação é regulamentada pela Instrução Normativa nº 05/2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que estabelece regras e diretrizes para a contratação desses serviços sob regime de execução indireta. Na UFT, os contratos continuados de limpeza, asseio e conservação, com dedicação exclusiva de mão de obra, representam um considerável dispêndio de recursos financeiros. Uma parte substancial desses custos é atribuída aos materiais e insumos, incluindo os saneantes domissanitários. Assim, o foco deste estudo é desenvolver uma quantificação fundamentada desses produtos, que possa ser utilizada em contratações futuras ou eventuais aditivos contratuais. Com o objetivo de entender as metodologias utilizadas para a quantificação de saneantes domissanitários, utilizou-se como ferramenta o benchmarking para verificar as melhores práticas para quantificação de materiais e insumos de limpeza em universidades federais do norte do Brasil. Foram consultadas as seguintes instituições: UFAM, UFPA, UFAC, UFRR, UNIR e UNIFAP, com base em documentos como estudo técnico preliminar, termo de referência, edital de licitação e contrato. A identificação e pré-quantificação dos materiais e insumos de limpeza e conservação utilizados nas dependências da UFT, especificamente no campus de Palmas, foi realizada ao longo de doze meses e consistiu no registro mensal do quantitativo desses materiais e insumos, efetivamente utilizados no campus. Foram determinadas as medidas das áreas internas, esquadrias e fachadas envidraçadas utilizando as plantas arquitetônicas de cada edifício. A divisão das áreas está em conformidade com a especificação do item 1 do anexo VI-B da IN 05/2017. Ao quantificar os materiais saneantes domissanitários para formular preços de referência em licitações, utilizando o rendimento dos produtos saneantes domissanitários por metro quadrado, as quantidades efetivamente entregues foram inferiores às contratadas, com exceção de alguns itens. As quantidades calculadas pelo método proposto são, em alguns casos, inferiores às contratadas, mas geralmente superiores às entregues. Com base nos resultados da pesquisa realizada, foram formuladas as seguintes recomendações para auxiliar no planejamento de futuras contratações: maior detalhamento da rotina básica de prestação de serviços; quantificação dos saneantes baseada no rendimento por metro quadrado; elaboração de planilhas de custo por tipologia de piso e separação da aquisição de produtos de higiene, com cotação e pagamento separados para produtos de higiene.
Abstract: This study addresses the outsourcing of public services, focusing on the quantification of cleaning products, known as domestic sanitizers, required for the cleaning and maintenance contracts at the Federal University of Tocantins (UFT), Palmas campus. The outsourcing of cleaning and maintenance services is regulated by Normative Instruction No. 05/2017 from the Ministry of Planning, Development, and Management, which establishes rules and guidelines for contracting these services under an indirect execution regime. At UFT, continuous contracts for cleaning, hygiene, and maintenance, with exclusive dedication of labor, represent a significant financial expenditure. A substantial part of these costs is attributed to materials and supplies, including domestic sanitizers. Thus, the focus of this study is to develop a rational quantification of these products, which can be used in future contracts or possible contract amendments. In order to understand the methodologies used for quantifying domestic sanitizers, benchmarking was used as a tool to assess best practices for quantifying cleaning materials and supplies at federal universities in the Northern region of Brazil. The following institutions were consulted: UFAM, UFPA, UFAC, UFRR, UNIR, and UNIFAP, based on documents such as preliminary technical studies, terms of reference, bidding notices, and contracts. The identification and pre- quantification of cleaning and maintenance materials and supplies used in UFT facilities, specifically on the Palmas campus, were conducted over twelve months. This consisted of monthly recording of the quantities of these materials and supplies actually used on campus. Measurements of internal areas, frames, and glazed facades were determined using the floor plans of each building. The division of areas complies with the specifications of item 1 of Annex VI-B of IN 05/2017. When quantifying domestic sanitizers to establish benchmark prices in bids, using the yield of domestic sanitizers per square meter, the quantities actually delivered were found to be lower than those contracted, with some exceptions. The quantities calculated by the proposed method are sometimes lower than those contracted, but generally higher than those delivered. Based on the results of the research, the following recommendations were formulated to assist in planning future contracts: more detailed outlining of the basic service routine; quantification of sanitizers based on yield per square meter; preparation of cost spreadsheets by floor type; and separation of hygiene product procurement, with separate quoting and payment for hygiene products.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7907
Appears in Collections:Mestrado em Administração Pública - Profiap

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariel Guido Coelho - Dissertação.pdf5.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.