Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7902
Authors: | Gomes, Darlene Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Santos, Jocyléia Santana dos |
Title: | O Movimento de Educação de Base (MEB) no contexto histórico do sul paraense – 1962 – 1985 |
Keywords: | Movimento de Educação de Base. Práticas Educativas. Escolas Radiofônicas Diocese de Conceição do Araguaia. Basic Education Movement; Educational Practices; Radio Schools; Diocese of Conceição do Araguaia |
Issue Date: | 11-Jun-2024 |
Citation: | SILVA, Shirley dos Santos. Ensino de Matemática na Classe Hospitalar: sentidos atribuídos por professoras/es do Espaço Acolher em Belém-PA. 2024. 206f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Palmas, 2024 |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo situa-se no campo da História da Educação e analisa a construção histórica das práticas educativas desenvolvidas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no contexto social, político e econômico da região Sul do estado do Pará, no recorte temporal de 1962 a 1985. Para a sua consecução, busco historicizar os marcos legais, políticos e culturais que marcaram sua trajetória no território nacional, discutir as evidências históricas das práticas educativas desenvolvidas pelo MEB e suas escolas radiofônicas no contexto dos conflitos agrários no Sul da Amazônia paraense, no município de Conceição do Araguaia, além de problematizar como o modelo de educação proposto pelo MEB repercutiu na organização dos movimentos sociais nessa região. Para tanto, realizei um levantamento sobre as produções acadêmicas acerca da temática, quando constatei que o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado concluídas é bastante reduzido, considerando a relevância histórica do Movimento. A pesquisa tem abordagem qualitativa e parte da história cultural (Burker, 2005); Le Goff, 2013), para interpretar o contexto socioeducativo e político das práticas educativas desenvolvidas pelo MEB sob a coordenação da Diocese de Conceição do Araguaia, sustentando-se teoricamente em Certeau (2014, 2020) a fim de analisar, nas práticas cotidianas, os espaços e as táticas empregadas pelo MEB de Conceição do Araguaia e, também, apoiando- se na perspectiva das representações e apropriações culturais preconizadas por Chartier (2017,2002). Metodologicamente, o estudo baseou-se na História Oral Temática responsável por ocupar a centralidade do percurso, para compreensão dos relatos dos educadores, suas vivências e interpretações sobre o MEB, sustentando-se no aporte teórico de Alberti (2005), Meihy (2005), Delgado (2010, 2003), Portelli (2016, 2004). Os resultados apontam que, a partir das primeiras experiências das Escolas Radiofônicas do MEB, iniciadas na Diocese de Natal, em 1961, a equipe nacional não mediu esforços para manter uma identidade única para o Movimento. No entanto, no decorrer dos anos, o MEB passa a ser o somatório de experiências das equipes que o compunham, nas diversas regiões do país. As experiências construídas pelos religiosos e leigos que formavam o conjunto de educadores/supervisores do MEB, na região do Sul paraense, com suas práticas educativas emancipadoras do Movimento, produzidas por uma ação concreta que repercutiu no pensamento, no diálogo e na participação dos sujeitos em suas diversas territorialidades e as identidades forjadas nesta ação, foram interpretadas pelo Governo Civil Militar como atos subversivos, ocasionando forte repressão a seus agentes (padres, freiras e o laicado). Em Conceição do Araguaia, desde a sua criação em 1962 até o ano de 1985, o MEB passou por profundas transformações em suas práticas educativas, tais como a escolarização, a mobilização de movimentos sociais e populares e a prestação de assessoria, o que possibilitou desafiar a ordem estabelecida e resistir às imposições do poder civil-militar que dominou esse período. O tripé Igreja-Estado-MEB está intrinsecamente relacionado desde a origem do Movimento e nos contextos político, social e econômico em que desenvolveu a sua prática e construiu a sua história. As práticas educativas do MEB foram importantes para a democratização do conhecimento e a conscientização das comunidades rurais entre 1962 e 1985 na região em estudo. As experiências de grupalização e o apoio à formação do sindicalismo rural propiciaram abordagens colaborativas que permitiram a homens e mulheres do campo compartilharem vivências, fortalecerem sua capacidade crítica e reivindicarem contra as estruturas de poder do Estado e do latifúndio. Ao fortalecer os movimentos do campo, o MEB foi um agente de resistência contra a ordem social estabelecida. |
Abstract: | This study is situated in the field of History of Education and analyzes a historical construction of educational practices developed by the Basic Education Movement (MEB) in the social, political and economic context of the southern region of the state of Pará, in the time frame from 1962 to 1985. To achieve this, I seek to historicize the legal, political and cultural milestones that marked its trajectory in the national territory, discuss the historical evidence of the educational practices developed by the MEB and its radio schools in the context of agrarian conflicts in the south of the Amazon of Pará, in the municipality of Conceição do Araguaia. In addition to problematizing how the educational model proposed by the MEB had repercussions on the organization of social movements in this region. To this end, I conducted a survey on the academic productions on the subject, when I found that the number of completed master’s dissertations and doctoral theses is quite small, considering the historical relevance of the Movement. The research has a qualitative approach. It starts from cultural history (Burker (2005); Le Goff (2013), to interpret the socio-educational and political context of educational practices developed by the MEB under the coordination of the Diocese of Conceição do Araguaia theoretically based on Certeau (2014, 2020) in order to analyze, in everyday practices, the spaces and tactics employed by the MEB of Conceição do Araguaia, and, also, based on the perspective of cultural representations and appropriations advocated by Chartier (2017, 2002). Methodologically, the study was based on the Thematic Oral History responsible for occupying the centrality of the path, for understanding the reports of the educators, their experiences and interpretations about the MEB, supported by theoretical contribution of Alberti (2005), Meihy (2005), Delgado (2010, 2003), Portelli (2016, 2004). The results indicate that, from the first experiences of the MEB Radio Schools, started in the Diocese of Natal, in 1961, the national team spared no effort to maintain a unique identity for Movement. However, over the years, the MEB became the sum of the experiences of the teams that composed it, in the various regions of the country. The experiences built by the religious and lay people who formed the group of educators/supervisors of the MEB, in the southern region of Pará, with their emancipatory educational practices of the Movement, produced by a concrete action that had repercussions on the thought, dialogue and participation of the subjects in the various territorialities and the identities forged in this action, were interpreted by the Civil Military Government as subversive acts, causing strong repression to its agents (priest, nuns and the laity). In Conceição do Araguaia, from its creation in 1962 until 1985, the MEB underwent profound transformations in its educational practices, such as schooling, the mobilization of social and popular movements and the provision of advice, which made it possible to challenge the established order and resist the impositions of the civil-military power that dominated that period. The Church-State-MEB tripod is intrinsically related to the origin of the Movement and in the political, social and economic contexts in which it developed its practice and built its history. Between 1962 and 1985, the educational practices of the MEB were important for the democratization of knowledge and the awareness of rural communities in the region under study. Group experiences and support for the formation of rural trade unions provided collaborative approaches that allowed rural men and women to share experiences, strengthening their critical capacity and their demands against the power structures of the state and the latifundium. By strengthening rural movements, MEB was an agent of resistance against the established social order. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7902 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Darlene Araújo Gomes - Tese.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.