Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7892
Authors: Martins, Francielle Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Giane Maria da
Title: A centralidade do brincar na Educação Infantil: limites e possibilidades do fazer docente em uma escola de tempo integral
Keywords: Educação Infantil;Ludicidade;Brincadeira;Prática Pedagógica;Desenvolvimento Infantil
Issue Date: 2-Jul-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARTINS, Francielle Almeida. A centralidade do brincar na Educação Infantil: limites e possibilidades do fazer docente em uma escola de tempo integral. 2025. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar em que medida o brincar está presente nas práticas pedagógicas, na Educação Infantil, na perspectiva de professoras e da diretora de uma escola pública de tempo integral, em Aurora do Tocantins. Pretendemos, ainda, com esta pesquisa, apreender o lugar da brincadeira, na perspectiva dessas profissionais; identificar os tempos e os espaços de/para brincar na escola e analisar os limites e possibilidades da promoção da brincadeira na instituição, na visão das participantes da pesquisa. O estudo baseia-se nas contribuições de autores como Kishimoto (2009), Brougère (1993), Wajskop (1995), Nascimento (2007), Pereira (2005) e outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a coleta de dados foram feitas observações na escola, entrevistas do tipo semiestruturado com duas professoras e com a diretora da unidade, bem como fotografias de alguns espaços significativos para esta investigação. Os resultados da pesquisa apontam que a escola investe pouco no potencial do brincar na Educação Infantil, indicando que a brincadeira ainda não está presente de maneira constante, planejada e qualificada no cotidiano escolar. Também foi evidenciada a ausência de espaços adequados e a insuficiência de brinquedos na escola, comprometendo, assim, a qualificação do brincar e o desenvolvimento das crianças que frequentam a instituição. Esses fatores apontam para a necessidade de investimentos na infraestrutura da escola, na aquisição de brinquedos e na formação sólida dos profissionais da instituição.
Abstract: The general objective of this study is to analyze the extent to which play is present in pedagogical practices in Early Childhood Education, from the perspective of teachers and the principal of a full-time public school in Aurora do Tocantins. We also intend to use this research to understand the place of play from the perspective of these professionals, to identify the times and spaces for play in the school, and to analyze the limits and possibilities of promoting play in the institution, based on the perspectives of the research participants. The study is based on the contributions of authors such as Kishimoto (2009), Brougère (1993), Wajskop (1995), Nascimento (2007), Pereira (2005), among others. The research is qualitative in nature and, for data collection, observations were made at the school, semi-structured interviews were conducted with two teachers and the principal of the unit, as well as photographs taken of some significant spaces for this investigation. The results of the research indicate that schools invest little in the potential of play in Early Childhood Education, showing that play is not yet present in a constant, planned, and qualified manner in the school routine. The lack of adequate spaces and the insufficient number of toys in the school were also highlighted, thus compromising the quality of play and the development of the children who attend the institution. These factors point to the need for investments in the school's infrastructure, in the acquisition of toys, and in the solid training of the institution’s professionals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7892
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Francielle Almeida Martins.pdf737.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.