Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7848
Authors: | Alcantara, Caio Vinicius Freitas de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Ruhena Kelber Abrão |
Title: | Palmas para o lazer: contribuições do Cepels para o ensino médio por meio das práticas de lazer |
Keywords: | Lazer. Educação. Ensino Médio. Leisure. Education. High School |
Issue Date: | 30-May-2025 |
Citation: | ALCANTARA, Caio Vinicius Freitas de. Palmas para o lazer: contribuições do Cepels para o ensino médio por meio das práticas de lazer. 2025. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação adota o método estrutural escandinavo que substitui a tradicional capitulação monográfica por artigos em formato científico. O objetivo central é investigar o lazer no ambiente escolar do ensino médio na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, localizada no município de Palmas, Tocantins. Para esse propósito, a pesquisa utiliza o grupo focal como principal ferramenta investigativa, buscando elucidar questões relacionadas à forma como o lazer tem se manifestado na vida desses estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Sabe-se que a rotina extenuante da educação em tempo integral ocupa grande parte do dia do estudante. Nesse contexto, emerge a necessidade de o educando preencher seu reduzido tempo livre com atividades — ou mesmo inatividades — fruto de suas próprias escolhas, influenciadas por hábitos, cultura e necessidades que se transformam ao longo do tempo e do processo de amadurecimento. Dessa forma, a presente pesquisa se justifica pela relevância do lazer em aspectos fundamentais do desenvolvimento humano dos estudantes do ensino médio. Considera-se que suas escolhas para o uso do tempo livre podem resultar não apenas na promoção da saúde física, mental e do bem-estar sociocultural, mas também na degradação desses mesmos aspectos. Assim, esta pesquisa concebe o lazer como tão importante quanto o trabalho ou a própria educação, trazendo para o centro da discussão a forma como essas temáticas vêm sendo abordadas no ambiente educacional do novo ensino médio e como esse modelo tem impactado o uso do tempo livre dos estudantes, suas escolhas, preferências, hábitos, vícios e tendências. Ao término da investigação, foram elaboradas três cartilhas digitais (e-books), que, somadas, compõem o produto educacional resultante desta dissertação. |
Abstract: | This dissertation adopts the Scandinavian structural method, which replaces the traditional monographic format with scientific articles. The central objective is to investigate leisure within the high school environment at the Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, located in the municipality of Palmas, Tocantins. To achieve this, the research employs the focus group method as its primary investigative tool, aiming to shed light on how leisure has manifested in the lives of these students, both inside and outside the school environment. It is known that the demanding routine of full-time education occupies a large portion of the students' day. In this context, the need arises for students to fill their limited free time with activities — or even inactivities — that result from their own choices, influenced by habits, culture, and evolving needs that change over time and through the process of maturation. Thus, this research is justified by the relevance of leisure to fundamental aspects of human development in high school students. It is considered that their choices in using free time can lead not only to the promotion of physical and mental health and sociocultural well-being, but also to the deterioration of these same aspects. Accordingly, this study regards leisure as equally important as work or education, bringing to the forefront of the discussion how these themes are being addressed within the educational environment of the new high school curriculum and how this model has impacted students' use of free time, their choices, preferences, habits, addictions, and tendencies. At the conclusion of the investigation, three digital booklets (e- books) were developed, which together comprise the educational product resulting from this dissertation. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7848 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caio Vinicius Freitas de Alcantara - Dissertação.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.