Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, João de Deus-
dc.contributor.authorPEEL, Misleine Andrade Ferreira-
dc.date.accessioned2025-08-13T17:14:55Z-
dc.date.available2025-08-13T17:14:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPEEL, Misleine Andrade Ferreira. Vulnerabilidade escolar e aprendizagem da matemática: agenciamentos e liberdades substanciais.2018.159f. Dissertação (Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7815-
dc.description.abstractFrom the theorizations of the Deleuzian philosophy, we derive an argument for the initial construction of the concept of school vulnerability, with respect to the teaching and learning of Mathematics in basic education. For this, in order to compose the conceptual construction, we consider two important constituents, namely: the socio-educational one and the school one. These constituents are related to substantial freedoms, citizenship, non-learning and social issues. In the Brazilian educational scenario, school vulnerability, in the school reality of Mathematics, is a problem to be faced by all those involved in the school learning process, both by teachers and parents, coordinators and support staff. It is convenient to look not only at the concepts but also at the reflection of the components of these concepts, since the cultural reality is multiple and rhizomatic; thus, the initial acquisitions of Mathematics will be discussed by means of the concepts of 'vulnerability', of 'learning the mathematical alphabet', 'mathematical literacy', 'numeracy', 'materacia', 'encounter', 'agency', of 'learning' and ‘reading’; also thinking about learning from Gilles Deleuze's perspective. Learning occurs, in fact, in the immanence of the encounter; therefore, 'reading' is understood as a territory which comprises Mathematics and the Portuguese Language, in addition to the other disciplines, establishing between them a rhizomatic link; and, to conclude, escape lines are proposed as flows and cuts, for future deterritorializations and, consequently, reterritorializations. We issue signs, articulating curricular basis and theoretical basis, considering the teaching and learning of Mathematics, which can contribute to the holistic formation of the subjects through encounter. Thus, this work is constituted by a qualitative, philosophical, bibliographic, documentary and cartographic methodology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsMisleine Andrade Ferreira Peelpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade escolarpt_BR
dc.subjectLiberdades Substanciaispt_BR
dc.subjectAprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectEncontrospt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleVulnerabilidade escolar e aprendizagem da matemática: agenciamentos e liberdades substanciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Sinval de-
dc.description.resumoA partir das teorizações da filosofia deleuziana, derivamos uma argumentação para a construção inicial do conceito de vulnerabilidade escolar, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Matemática na educação básica. Para tanto, buscando compor a construção conceitual, consideramos dois constituintes importantes, a saber: o socioeducacional e o escolar. Estes constituintes estão relacionados com as liberdades substanciais, a cidadania, a não aprendizagem e as questões sociais. No cenário educacional brasileiro, a vulnerabilidade escolar, na realidade escolar da Matemática, é um problema a ser enfrentado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem escolar, tanto por professores e por pais, quanto por coordenadores e por pessoal de apoio. Convém procurar não só os conceitos, mas também a reflexão dos componentes desses conceitos, já que a realidade cultural é múltipla e rizomática; serão discutidas, pois, as aquisições iniciais da Matemática por meio dos conceitos de ‘vulnerabilidade’, de ‘alfabetização matemática’, de ‘letramento matemático’, de ‘numeramento’, de ‘materacia’, de ‘encontro’, de ‘agenciamento’, de ‘aprendizagem’ e de ‘leitura’; pensando também na aprendizagem na perspectiva de Gilles Deleuze. A aprendizagem ocorre, de fato, na imanência do encontro; por isso, a ‘leitura’ é entendida como um território que compreende a Matemática e a Língua Portuguesa, além das outras disciplinas, estabelecendo entre elas uma ligação rizomática; e, para finalizar, ‘linhas de fuga’ são propostas como fluxos e cortes, para futuras desterritorializações e, consequentemente, reterritorializações. Emitimos signos, articulando base curricular e base teórica, considerando o ensino e a aprendizagem da Matemática, que poderão contribuir para a formação holística dos sujeitos através de encontro. Assim, este trabalho é constituído por um percurso metodológico qualitativo, filosófico, bibliográfico, documental e cartográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPPGDIREpt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MISLEINE ANDRADE FERREIRA PEEL - DISSERTAÇÃO - PPGDire.pdf2.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.