Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITE, João de Deus | - |
dc.contributor.author | PEEL, Misleine Andrade Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T17:14:55Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T17:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | PEEL, Misleine Andrade Ferreira. Vulnerabilidade escolar e aprendizagem da matemática: agenciamentos e liberdades substanciais.2018.159f. Dissertação (Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7815 | - |
dc.description.abstract | From the theorizations of the Deleuzian philosophy, we derive an argument for the initial construction of the concept of school vulnerability, with respect to the teaching and learning of Mathematics in basic education. For this, in order to compose the conceptual construction, we consider two important constituents, namely: the socio-educational one and the school one. These constituents are related to substantial freedoms, citizenship, non-learning and social issues. In the Brazilian educational scenario, school vulnerability, in the school reality of Mathematics, is a problem to be faced by all those involved in the school learning process, both by teachers and parents, coordinators and support staff. It is convenient to look not only at the concepts but also at the reflection of the components of these concepts, since the cultural reality is multiple and rhizomatic; thus, the initial acquisitions of Mathematics will be discussed by means of the concepts of 'vulnerability', of 'learning the mathematical alphabet', 'mathematical literacy', 'numeracy', 'materacia', 'encounter', 'agency', of 'learning' and ‘reading’; also thinking about learning from Gilles Deleuze's perspective. Learning occurs, in fact, in the immanence of the encounter; therefore, 'reading' is understood as a territory which comprises Mathematics and the Portuguese Language, in addition to the other disciplines, establishing between them a rhizomatic link; and, to conclude, escape lines are proposed as flows and cuts, for future deterritorializations and, consequently, reterritorializations. We issue signs, articulating curricular basis and theoretical basis, considering the teaching and learning of Mathematics, which can contribute to the holistic formation of the subjects through encounter. Thus, this work is constituted by a qualitative, philosophical, bibliographic, documentary and cartographic methodology. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Misleine Andrade Ferreira Peel | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Liberdades Substanciais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Encontros | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Vulnerabilidade escolar e aprendizagem da matemática: agenciamentos e liberdades substanciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Sinval de | - |
dc.description.resumo | A partir das teorizações da filosofia deleuziana, derivamos uma argumentação para a construção inicial do conceito de vulnerabilidade escolar, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Matemática na educação básica. Para tanto, buscando compor a construção conceitual, consideramos dois constituintes importantes, a saber: o socioeducacional e o escolar. Estes constituintes estão relacionados com as liberdades substanciais, a cidadania, a não aprendizagem e as questões sociais. No cenário educacional brasileiro, a vulnerabilidade escolar, na realidade escolar da Matemática, é um problema a ser enfrentado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem escolar, tanto por professores e por pais, quanto por coordenadores e por pessoal de apoio. Convém procurar não só os conceitos, mas também a reflexão dos componentes desses conceitos, já que a realidade cultural é múltipla e rizomática; serão discutidas, pois, as aquisições iniciais da Matemática por meio dos conceitos de ‘vulnerabilidade’, de ‘alfabetização matemática’, de ‘letramento matemático’, de ‘numeramento’, de ‘materacia’, de ‘encontro’, de ‘agenciamento’, de ‘aprendizagem’ e de ‘leitura’; pensando também na aprendizagem na perspectiva de Gilles Deleuze. A aprendizagem ocorre, de fato, na imanência do encontro; por isso, a ‘leitura’ é entendida como um território que compreende a Matemática e a Língua Portuguesa, além das outras disciplinas, estabelecendo entre elas uma ligação rizomática; e, para finalizar, ‘linhas de fuga’ são propostas como fluxos e cortes, para futuras desterritorializações e, consequentemente, reterritorializações. Emitimos signos, articulando base curricular e base teórica, considerando o ensino e a aprendizagem da Matemática, que poderão contribuir para a formação holística dos sujeitos através de encontro. Assim, este trabalho é constituído por um percurso metodológico qualitativo, filosófico, bibliográfico, documental e cartográfico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGDIRE | pt_BR |
dc.publisher.campus | Araguaína | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MISLEINE ANDRADE FERREIRA PEEL - DISSERTAÇÃO - PPGDire.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.