Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7813
Authors: Melo, Bianca Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveria, Heitor Martins
Title: Tudo que tenho: processos de criação em formato cênico intimista
Keywords: Teatro de imersão
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MELO, Bianca Nascimento de. Tudo que tenho: processo de criação em formato cênico intimista. 2022. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Teatro, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é registrar e analisar o processo de criação em formato cênico intimista, suas particularidades e diferenças em relação aos formatos mais tradicionais de teatro. É um processo ligado ao teatro de imersão, que tem como característica a criação de uma experiência intensa, imersiva e transformadora entre artista e público e que comumente é apresentada no formato vis-a-vis, ou seja, para um espectador por vez. Busca-se aqui discutir e apresentar as ferramentas e os métodos utilizados para ressignificar os elementos teatrais, a fim de alcançar uma proximidade com o espectador. Não se trata porém de uma proximidade apenas física, mas uma proximidade intensa que dê liberdade ao espectador para ser parte ativa e inerente à obra, exercendo uma participação emancipada e ilimitada em todo o acontecimento cênico. Além dessas discussões mais conceituais referente ao formato intimista, esse trabalho também vai analisar a remontagem da obra Tudo Que Tenho, que inicialmente foi criada em ambiente remoto, devido o advento da pandemia da covid-19, e que agora, com o retorno das atividades presenciais, passa a ser recriada para o ambiente presencial. Nesse sentido, também é de interesse discutir a qualidade das ferramentas e métodos utilizados para cada ambiente em que a obra foi apresentada
Abstract: The purpose of this work is to record and analyze the creation process in an intimate scenic format, its particularities and differences in relation to more traditional theater formats. It is a process linked to immersion theater, which is characterized by the creation of an intense, immersive and transforming experience between artist and audience and which is commonly presented in a vis-a-vis format, that is, for one spectator at a time. The aim here is to discuss and present the tools and methods used to reframe the theatrical elements, in order to achieve proximity with the spectator. It is not, however, a mere physical proximity, but an intense proximity that gives freedom to the spectator to be an active and inherent part of the work, exercising an emancipated and unlimited participation in the entire scenic event. In addition to these more conceptual discussions regarding the intimate format, this work will also analyze the re-editing of the work Tudo Que Tenho, which was initially created in a remote environment, due to the advent of the covid-19 pandemic, and which now, with the return of face-to-face activities , is now recreated for the face-to-face environment. In this sense, it is also of interest to discuss the quality of the tools and methods used for each environment in which the work was presented.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7813
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