Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/7796
Autor(a): | Carvalho, Camila Gabriela dos Santos |
Orientador: | Souza, Neila Nunes de |
Título: | O ensino do inglês em uma escola pública e os seus respectivos impactos na relação entre docente e discente |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Inglesa;Didática;Escola Pública;Ensino – aprendizado;aprendizado;Teaching English Language;Didactics;Public school;Teaching;learning |
Data do documento: | 8-Ago-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | CARVALHO, Camila Gabriela dos Santos. O ensino do inglês em uma escola pública e os seus respectivos impactos na relação entre docente e discente. 2024. 29 f. Artigo (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024. |
Resumo: | O presente artigo procura compreender as relações entre docentes e discentes de uma escola municipal do Estado do Tocantins na cidade de Palmas, em que foram observadas as aulas do Ensino Fundamental II de Língua Inglesa em quatro turmas do 7° anos, no período vespertino. A partir dessas observações surgiram alguns questionamentos: Quais são as contribuições das aulas de Língua Inglesa na escola pública? O componente curricular de Língua Inglesa consegue dialogar com a realidade social dos estudantes dos 7° anos? Como o ensino tradicional consegue dialogar com o ensino atual com a utilização das tecnologias disponíveis? Com o uso dessas perguntas realizamos o embasamento teórico da nossa pesquisa com alguns autores a exemplo de: Freire (1996); Veiga (2003); Libâneo (1990) e Gardner (2010). E além disso, procurar demonstrar o impacto positivo no aprendizado da Língua Inglesa na construção dos relacionamentos interpessoais e afetivos dentro das vivências dos discentes, e também na ampliação de novas oportunidades com a mudança de perspectiva de um futuro melhor com os novos conhecimentos aprendidos através das aulas de forma geral, e nas especificidades conseguir avaliar a evolução dos conhecimentos aprendidos dos discentes durante a ministração das aulas de Língua Inglesa, a participação no engajamento do componente curricular e na qualidade das relações construídas e estabelecidas entre docente e discente. |
Abstract: | This article seeks to understand the relationships between teachers and students at a municipal school in the state of Tocantins, in the city of Palmas, where afternoon English classes were observed in four 7th grade classes. Some questions arose from these observations: What are the contributions of English classes in public schools? Can the English curriculum component interact with the social reality of 7th grade students? How can traditional teaching interact with current teaching using available technologies? Using these questions, we provided the theoretical basis for our research with some authors, such as Freire (1996); Veiga (2003); Libâneo (1990) and Gardner (2010). Furthermore, we seek to demonstrate the positive impact on learning the English language in the construction of interpersonal and affective relationships within the students' experiences, and also in the expansion of new opportunities with the change in perspective of a better future with the new knowledge learned through classes in general, and in the specifics, we are able to evaluate the evolution of the knowledge learned by students during the teaching of English language classes, participation in the engagement of the curricular component and the quality in the constructions established between teacher and student. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7796 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Camila Gabriela dos santos Carvalho.pdf | 592.01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.