Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Lyanna Costa-
dc.contributor.authorLopes, Pâmela Cíntia Pereira-
dc.date.accessioned2025-08-08T18:06:23Z-
dc.date.available2025-08-08T18:06:23Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.citationLOPES, Pâmela Cíntia Pereira. A mulher na universidade e seu processo emancipatório por meio do componente curricular literatura na formação docente: um caminho para a liberdade. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7788-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to reflect on the role of women in society, in the way they have been and continue to be treated historically, as well as the importance of including them as subjects of history. We analyze its historical process throughout the academic learning exercise. For this, we read the works b ythe authors Clarice Lispector, Paulina Chiziane, Simone Beauvoir, who portray the trajectory of women and their roles at different times in society. In this way, we aim to reflect on a movement of female self-representation and protagonism, as these women start to claim their space and their rights to equality, intending to minimize the consequences of these inequalities, in the face of the dilemmas of an exclusionary society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEscrita femininapt_BR
dc.subjectEspaço da mulherpt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectFeminine writingpt_BR
dc.subjectWoman's spacept_BR
dc.subjectEqualitypt_BR
dc.subjectRepresentativenesspt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleA mulher na universidade e seu processo emancipatório por meio do componente curricular literatura na formação docente: um caminho para a liberdadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade tecer reflexões acerca do papel da mulher na sociedade, a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da história. Analisamos assim o seu processo histórico explicitado ao longo do exercício na formação acadêmica. O mesmo utiliza-se das leituras nas obras das autoras: Clarice Lispector, Paulina Chiziane, Simone Beauvoir, literatas que retratam a trajetória da mulher e suas funções em diferentes tempos na sociedade. Dessa maneira, buscamos refletir sobre um movimento de autorrepresentação e protagonismo feminino, uma vez que essa mulher passa a reivindicar seu espaço e seus direitos à igualdade, visando a minimizar as consequências dessas desigualdades, frente aos dilemas de uma sociedade tão excludente.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Pâmela Cíntia Pereira Lopes .pdf553.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.