Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFuza, Ângela Francine-
dc.contributor.authorGama, Nazareth Rodrigues Correa Neta-
dc.date.accessioned2025-08-08T17:41:50Z-
dc.date.available2025-08-08T17:41:50Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.citationGAMA, Nazareth Rodrigues Correa Neta. Projeto Didático de Leitura e Escrita para o Gênero Documentário no Ensino Médio. 2019. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7786-
dc.description.abstractThis research aims to elaborate the pedagogical project of reading and writing of the documentary genre for the high school in order to enable the high school students to rescue their history and culture. The actions and activities were developed seeking to involve the student in attitudes of conservation of the local patrimony, demonstrating responsibilities, conservation and respect to the patrimony. It is a study based on the interactionist conception of language and the perspective of Applied Linguistics on reading and writing. In order to elaborate the project of reading and writing of the documentary genre, we have, as a theoretical and methodological contribution, the project of reading and writing of genres (LOPES-ROSSI, 2011, 2008, 2006, 2003, 2002). From this, the activities were elaborated, following the modules of the project: reading, writing and circulation of the genre. Through the pedagogical project of reading and writing, it enables the student: (1) to know the conditions of production of the documentary; (2) distinguish film from documentary; (3) search texts on the subject of local place of the students; (4) produce and spread the documentary in web. In this way, the student conceives reading as a form of interaction and the writing is work, since the focus is on the writing process - planning, initial production, revision and rewriting - and not on the product.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectDiscursive genrept_BR
dc.subjectProjectpt_BR
dc.titleProjeto Didático de Leitura e Escrita para o Gênero Documentário no Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou elaborar projeto pedagógico de leitura e escrita do gênero documentário no Ensino Médio, a fim de possibilitar aos alunos o resgate de sua história e cultura local. As ações e atividades foram desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de conservação do patrimônio local, demonstrando responsabilidade, conservação e respeito ao patrimônio. Especificamente, buscou- se (1) verificar as principais características que compõem o gênero documentário e (2) elaborar atividades de leitura e de escrita para compor a proposta de trabalho com o documentário em sala de aula. Tratou-se de estudo fundamentado na concepção interacionista de linguagem e na perspectiva da Linguística Aplicada sobre leitura e escrita. Para a elaboração do projeto pedagógico de leitura e de escrita do gênero documentário, teve, como aporte teórico-metodológico, o projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros (LOPES-ROSSI, 2011; 2008; 2006; 2003; 2002). A partir disso, foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Por meio do projeto pedagógico de leitura e escrita, possibilitaram ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do documentário; (2) distinguir filme e documentário; (3) pesquisar textos sobre a temática do local onde se vive; (4) produzir e divulgar o documentário na rede. Dessa forma, o aluno concebeu a leitura como forma de interação e a escrita é trabalho, já que o foco estava no processo de escrita – planeamento, produção inicial, revisão e reescrita – e não no produto.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Nazareth Rodrigues Correa Neta Gama.pdf704.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.