Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7671
Authors: | MARINHO, Marinalva Gonçalves |
metadata.dc.contributor.advisor: | SILVA, Ivo Pereira da |
Title: | Educação Matemática e a inflação: Reflexões Construídas por uma futura professora de Matemática de Arraias-To |
Keywords: | Educação Matemática Crítica;Inflação;IPCA;Pesquisa bibliográfica |
Issue Date: | 31-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MARINHO, Marinalva Gonçalves. Educação Matemática E A Inflação: Reflexões Construídas Por Uma Futura Professora De Matemática De Arraias-To. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa a respeito da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no Brasil no período entre os anos de 2011 a 2021. Destacando a importância do entendimento sobre inflação para a população brasileira, em especial a classe trabalhadora. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi compreender o que é inflação, a fim de ter condições de avaliar de forma crítica e reflexiva os seus efeitos no dia-a-dia. Nesse sentido, a revisão teórica construída para esta pesquisa busca contextualizar a educação matemática crítica e da inflação. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, realizado mediante a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, sites especializados, dissertações e periódicos. Os resultados do levantamento da inflação, calculada pelo IPCA e com nos dados indexados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um descontrole na inflação acumulada nos últimos dez anos. ao observar os dados, nota-se que uma grande variação na inflação, com períodos em que ela esteve na meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), outros em que ficou bem abaixo dessa meta, e ainda em outros em que ultrapassou consideravelmente os limites previstos. Conclui-se que é de fundamental relevância discutir e entender o processo inflacionário, uma vez que esse entendimento permitirá que as pessoas percebam quais atitudes devem ser tomadas para que compreendam o impacto das consequências da inflação em suas vidas. |
Abstract: | This study presents the results of research on inflation calculated by the Broad Consumer Price Index (IPCA) in Brazil for the period from 2011 to 2021. It highlights the importance of understanding inflation for the Brazilian population, especially the working class. In this context, the objective of the research was to understand what inflation is, in order to critically and reflectively assess its effects on daily life. The theoretical review developed for this research aims to contextualize critical mathematical education and inflation. It is characterized as a qualitative study, carried out through bibliographic research in books, articles, specialized websites, dissertations, and journals. The results of the inflation survey, calculated by the IPCA and based on data indexed by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), indicate a lack of control over inflation accumulated in the last ten years. Upon analyzing the data, it is evident that inflation varied significantly, with periods when it was within the target set by the National Monetary Council (CMN), other times when it was well below the target, and yet other times when it significantly exceeded the forecasted limits. It is concluded that discussing and understanding the inflationary process is of fundamental importance, as this understanding will enable individuals to recognize the actions that should be taken to comprehend the impact of inflation's consequences in their lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7671 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Marinalva Gonçalves Marinho.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.