Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7670
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dc.contributor.advisorCosta, Dailson Evangelista-
dc.contributor.authorSouza, Manoel Neto Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-06-23T20:55:30Z-
dc.date.available2025-06-23T20:55:30Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Manoel Neto Gonçalves de. O professor de matemática reflexivo: o caso das propriedades da potenciação. 31 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7670-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso procura mostrar a relação do professor de matemática reflexivo, desde o planejamento de sua aula, a metodologia escolhida para lecionar o conteúdo, os prós e os contras durante a aplicação do mesmo, e pôr fim a constatação da sua prática envolvendo o conteúdo de propriedades de potenciação. No que se refere ao embasamento teórico apresentamos as ideias de alguns autores, cuja finalidade é justificar as informações encontradas no projeto, sendo elas; Esta pesquisa se norteia com base em algumas inquietações a respeito do que é ser um professor reflexivo. Para investigar este problema de pesquisa, definimos como objetivo compreender o processo de reflexão do professor de matemática quando ele ensina as propriedades da potenciação. Como encaminhamento metodológico, elaboramos um relatório relacionado ao conteúdo de potenciação, para ser debatido com três professores do 6o, 8o ano do ensino fundamental, e do 2o ano do ensino médio, a partir das orientações da BNCC sendo o 6o e 8o os dois anos escolares que abordam o objeto de conhecimento Potenciação. As etapas de um professor reflexivo serão analisadas, sendo elas conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão sobre-a-ação que por fim serão consolidadas a partir da reflexão sobre a reflexão-na-ação. Essas análises têm como interesse atingir o objetivo proposto pela pesquisa. Através dos relatos de experiência dos professores, é perceptível a complexidade de lecionar uma aula em meio a todo quadro de reclusão social em que vivemos, decorrente da pandemia. As TICs passam então a tomar um alcance indiscutível perante a necessidade de continuar com o processo de ensino, e não deixar que o país regride na educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de potenciaçãopt_BR
dc.titleO professor de matemática reflexivo: o caso das propriedades da potenciaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso procura mostrar a relação do professor de matemática reflexivo, desde o planejamento de sua aula, a metodologia escolhida para lecionar o conteúdo, os prós e os contras durante a aplicação do mesmo, e pôr fim a constatação da sua prática envolvendo o conteúdo de propriedades de potenciação. No que se refere ao embasamento teórico apresentamos as ideias de alguns autores, cuja finalidade é justificar as informações encontradas no projeto, sendo elas; Esta pesquisa se norteia com base em algumas inquietações a respeito do que é ser um professor reflexivo. Para investigar este problema de pesquisa, definimos como objetivo compreender o processo de reflexão do professor de matemática quando ele ensina as propriedades da potenciação. Como encaminhamento metodológico, elaboramos um relatório relacionado ao conteúdo de potenciação, para ser debatido com três professores do 6o, 8o ano do ensino fundamental, e do 2o ano do ensino médio, a partir das orientações da BNCC sendo o 6o e 8o os dois anos escolares que abordam o objeto de conhecimento Potenciação. As etapas de um professor reflexivo serão analisadas, sendo elas conhecimento-na-ação, reflexão-na-ação e reflexão sobre-a-ação que por fim serão consolidadas a partir da reflexão sobre a reflexão-na-ação. Essas análises têm como interesse atingir o objetivo proposto pela pesquisa. Através dos relatos de experiência dos professores, é perceptível a complexidade de lecionar uma aula em meio a todo quadro de reclusão social em que vivemos, decorrente da pandemia. As TICs passam então a tomar um alcance indiscutível perante a necessidade de continuar com o processo de ensino, e não deixar que o país regride na educação.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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