Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7668
Authors: Tavares, Tatiane Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Eudes Antonio da
Title: A investigação matemática aplicada aos números mágicos de Ball
Keywords: Números mágicos de Ball;Números naturais;Proposta de atividades;Processo de ensino
Issue Date: 1-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: TAVARES, Tatiane Silva. A investigação matemática aplicada aos números mágicos de Ball. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A compreensão da matemática se manifesta em diferentes descobertas, mecanismos, modos e interferências. Contudo, é crescente a necessidade de envolver o estudante no processo de aquisição ou construção da aprendizagem de forma ativa e significativa. O processo ou momentos de ensino estão longe de ser apenas apresentar fórmulas, regras, macetes ou outros mecanismos que possam fazer apenas com que o aprendente alcance notas satisfatórias. Este estudo sobre investigação matemática salienta a importância e auxilia o professor a tornar os momentos de ensino mais uma forma atrativa, envolvendo os estudantes e tornando a matemática um instrumento para desenvolver habilidades, despertar o senso crítico, além de construir estratégias e raciocínio específicos de matemática. O presente estudo planeja uma investigação sobre os números mágicos de Ball, reunindo alternativas didáticas, como a mágica matemática, com a finalidade de possibilitar ao estudante construir suas próprias conjecturas, coloca-lo dinamicamente no processo de ensino e aprendizagem e promover maior interesse e encantamento com a matemática, apresentando ou reforçando conceitos importantes. Destaca ainda um estudo das abordagem dos conceitos referente à BNCC, listando as habilidades e competências referente ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Abstract: The understanding of mathematics is manifested in different discoveries, mechanisms, modes and interferences. However, it is a growing need to involve the student in the process of acquisition or construction of learning in an active and meaningful way. The process or teaching moments are far from just presenting formulas, rules, tricks or other mechanisms that can only make the learner reach satisfactory grades. The process or teaching moments are far from just presenting formulas, rules, tricks or other mechanisms that they can only do with which the learner reach satisfactory grades. This study about mathematical investigation reinforce the importance and helps the teachers to make teaching moments a form attractive, involving students and making mathematics an instrument to develop skills, awaken critical sense, in addition to building specific mathematics strategies and reasoning. The present study plans an investigation into Ball’s magic numbers, bringing together didactic alternatives, such as mathematical magic, with the aim enable students to construct their own conjectures, dynamically inserting them into the teaching and learning process and promoting greater interest and enchantment with mathematics, introducing or reinforcing important concepts. Still highlights a study of the approaches of the concepts referent to the BNCC, listing the skills and competencies referent to Elementary School II and High School.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7668
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Tatiane Silva Tavares.pdf526.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.