Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Alessandra Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-23T12:30:12Z-
dc.date.available2025-06-23T12:30:12Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra Pereira dos. O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Pedagogia: Uma Revisão Bibliográfica 2000-2022. 33 f. Monografia (Grauduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7666-
dc.description.abstractThis paper is a conclusion of course about the supervised internships in undergraduate pedagogy courses, seeking to understand the process of supervised internships as a possible link between theory and practice in the training of Pedagogy graduates. The general aim of the research was to investigate the supervised internship process in the Pedagogy degree course, with the possibility of articulating theory and practice in school contexts in Early Childhood Education and the initial years of Primary Education. The specific objectives were: to present a brief overview of the legislation on supervised internships in Pedagogy courses; to discuss the characteristics of supervised internships in Pedagogy courses; and to talk about pedagogical practice in supervised internships in Pedagogy courses. The methodology used was a bibliographic review of theses, dissertations and articles, also considering the time frame of 2000-2022 and based on the use of the following search expressions (descriptors): legislation on supervised internships for undergraduate courses; characteristics of supervised internships in Pedagogy (undergraduate courses); pedagogical practice in internships in Pedagogy (undergraduate courses). The supervised internship provides an opportunity to understand the school routine and the organization of teaching and learning processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectSupervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de pedagogopt_BR
dc.titleO Estágio Supervisionado na Licenciatura em Pedagogia: Uma Revisão Bibliográfica 2000-2022.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso argumenta sobre o estágio supervisionado na licenciatura em pedagogia, buscando compreender o processo de estágio supervisionado como a possibilidade de articulação entre e a prática na formação do licenciado em Pedagogia. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar o processo de estágio supervisionado no curso de licenciatura de Pedagogia, com a possibilidade de articulação da teoria e prática nos contextos escolares na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Apresentar um breve panorama da Legislação do Estágio Supervisionado nos cursos de Pedagogia (Licenciatura); discorrer sobre as características do Estágio Supervisionado nos cursos de Pedagogia (Licenciatura) e expor acerca da prática pedagógica no Estágio Supervisionado nos cursos de Pedagogia (Licenciatura). A metodologia utilizada foi a Revisão bibliográfica, foram realizadas as buscas em teses, dissertações e artigos, considerando, ainda o recorte temporal de 2000-2022 e com base na utilização das seguintes expressões de busca (descritores): legislação do estágio supervisionado para as licenciaturas; Características do estágio supervisionado na Pedagogia ( licenciatura); a prática pedagógica nos estágios dos cursos de pedagogia (Licenciatura). O estágio Supervisionada oportuniza o entendimento da rotina escolar e da organização dos processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Alessandra Pereira dos Santos (1).pdff441.72 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.