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dc.contributor.advisorAraújo, Gustavo Cunha de-
dc.contributor.authorMoreno, Douglas Aquino-
dc.date.accessioned2025-06-03T18:09:32Z-
dc.date.available2025-06-03T18:09:32Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationMORENO, Douglas Aquino. Logic think: game design document de um jogo para o desenvolvimento do pensamento computacional. 2024. 100f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7559-
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC) presents itself as a normative document that standardizes education across Brazilian territory by listing competencies and skills to be developed by students in various areas of knowledge, including Computational Thinking. With the goal of innovating pedagogical practices, this research aims to develop a Game Design Document (GDD) for a mobile game that encourages the development of computational thinking in elementary school students. With a qualitative approach, of the State of the Art type, the methodological procedures also included a bibliographical research to identify concepts discussed by other researchers, the conception of the game idea, and the construction of the GDD. Thus, this research resulted in the creation of the Final Product, a GDD that contains all the necessary elements for the development of the game Logic Think, ensuring that the pillars of Computational Thinking are effectively incorporated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGame Design Document. Pensamento Computacional. Jogos Educacionais. Base Nacional Comum Curricular. Game Design Document. Computational Thinking. Educational Games. Common National Curriculum Basept_BR
dc.titleLogic think: game design document de um jogo para o desenvolvimento do pensamento computacionalpt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento normativo que padroniza o ensino em todo o território brasileiro ao elencar competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em diversas áreas do conhecimento, inclusive o Pensamento Computacional. Com o interesse de inovar nas práticas pedagógicas, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um Game Design Document (GDD) para um jogo mobile que estimule o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do Ensino Básico. De abordagem qualitativa, do tipo Estado da Arte, os procedimentos metodológicos incluíram ainda uma pesquisa bibliográfica para identificar conceitos discutidos por outros pesquisadores, a concepção da ideia do jogo, a elaboração do roteiro e a construção do GDD. Assim, esta pesquisa resultou na criação do Produto Final, um GDD que contém todos os elementos necessários para o desenvolvimento do jogo Logic Think, garantindo que os pilares do Pensamento Computacional sejam incorporados de maneira eficaz.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

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