Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7500
Authors: Rodrigues, Witória Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Luciane Silva de
Title: Os Desafios e Perspectivas da Inclusão do Estudante com Síndrome de Down
Keywords: Síndrome de Down; Inclusão; Formação continuada; Educação especial.
Issue Date: 12-May-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Witória Alves. Os Desafios e Perspectivas da Inclusão do Estudante com Síndrome de Down. 2024. 37f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar as teses e dissertações do banco de dados da Capes que tratam sobre as práticas pedagógicas com crianças com Síndrome de Down. Partindo disso, vale ressaltar os três objetivos específicos que foram cruciais na escrita: levantar teses e dissertações no banco de dados da Capes, que foram defendidas desde o ano de 2020 a 2024; descrever as teses e dissertações selecionadas para análise e discutir importantes autores que trazem os conceitos, a trajetória da educação especial e que tratam das práticas pedagógicas. A partir disso, temos como questionamento: Quais os desafios e possibilidades encontrados nas teses e dissertações no banco de dados da Capes nas práticas pedagógicas com crianças com Síndrome de Down? A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a pesquisa descritiva e com uma abordagem qualitativa. E com base na análise dos dados, podemos afirmar preliminarmente que é possível identificar aspectos importantes sobre como os docentes sentem e quais as dificuldades que enfrentam com a demanda de alunos com necessidades educativas especiais. Toda via, vale destacar a relevância de uma formação continuada, para uma melhor preparação nas práticas pedagógicas.
Abstract: This monograph aims to analyze the theses and dissertations in the Capes database that deal with pedagogical practices with children with Down Syndrome. Based on this, it is worth highlighting the three specific objectives that were crucial in writing: to survey theses and dissertations in the Capes database, which were defended from 2020 to 2024; to describe the theses and dissertations selected for analysis and to discuss important authors who bring the concepts, the trajectory of special education and who deal with pedagogical practices. From this, we have the following question: What are the challenges and possibilities found in the theses and dissertations in the Capes database in pedagogical practices with children with Down Syndrome? The methodology used in the work was bibliographic research, descriptive research and a qualitative approach. Based on the analysis of the data, we can preliminarily state that it is possible to identify important aspects about how teachers feel and what difficulties they face with the demands of students with special educational needs. However, it is worth highlighting the importance of ongoing training, for better preparation in pedagogical practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7500
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Witória Alves Rodrigues - Monografia.pdf555.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.