Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7455
Authors: | Reis, Pedro Paulo Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Luciane Silva de |
Title: | O neoliberalismo na formação de professores: as novas políticas educacionais nos cursos de Pedagogia |
Keywords: | Educação; Formação de professores; Neoliberalismo; Políticas educacionais |
Issue Date: | 24-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | REIS, Pedro Paulo Pereira. O neoliberalismo na formação de professores: as novas políticas educacionais nos cursos de Pedagogia. 2023. 26f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A formação de professores vem se modificando nos decorrerem de sua história, sendo algo complexo e centro de discussões políticas. A presença do neoliberalismo nesse segmento educacional, atinge diretamente a identidade do profissional docente, estabelecendo políticas educacionais pautadas na lógica do mercado. O presente artigo visa analisar as mudanças ocorridas nos currículos voltados à formação docente nas últimas décadas. A pesquisa está alinhada ao método do materialismo histórico-dialético para fazer uma análise crítica da realidade diante das políticas que amparam a formação nos cursos de Pedagogia, é apresentado o contexto histórico das licenciaturas no Brasil e o curso de Pedagogia na formação de profissionais para atuarem junto ao ensino, refletirmos sobre os conceitos da formação de professores, discutimos a atuação do neoliberalismo na formação de pedagogos nas últimas três décadas. Utilizamos como principais autores: Libâneo (1996), Silva (1999) e Souza (2023), dentre outros. Foram realizadas análises nas DCNs da formação de professores (2002, 2012, 2015, 2019) e DCN da Pedagogia (2006). A pesquisa identificou que no decorrer dessas três últimas décadas, as políticas educacionais vêm precarizando e desvalorizando a formação de professores. O neoliberalismo afeta diretamente nas práticas de ensino, através de currículos e métodos padronizados ao mesmo tempo que negligencia os aspectos qualitativos na educação. Os professores devem reconhecer e fortalecer a importância dessas organizações na luta por uma educação de qualidade. |
Abstract: | Teacher education has been changing throughout its history, being something complex and the center of political discussions. The presence of neoliberalism in this educational segment directly affects the identity of the teaching professional, establishing educational policies based on the logic of the market. This article aims to analyze the changes that have occurred in the curricula aimed at teacher training inthe last decades. The research is aligned with the method of historical-dialectical materialism to make a critical analysis of the reality in the face of the policies that support the training in Pedagogy courses, the historical context of the degrees in Brazil and the Pedagogy course in the training of professionals to work with teaching, we reflect on the concepts of teacher training, we discuss the role of neoliberalism in the training of pedagogues in the last three decades. The main authors were: Libâneo (1996), Silva (1999) and Souza (2023), among others. Analyses were carried out in the DCNs of teacher education (2002, 2012, 2015, 2019) and DCN of Pedagogy (2006). The research identified that over the last three decades, educational policies have been precarious and devaluing teacher training. Neoliberalism directly affects teaching practices, through standardized curricula and methods while neglecting the qualitative aspects in education. Teachers must recognize and strengthen the importance of these organizations in the struggle for quality education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7455 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Paulo Pereira Reis - Artigo de graduação.pdf | 322.63 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.