Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7452
Authors: Amaral, Emilly Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Moura-Berto, Kethlen Leite de
Title: Vida e rastros de crianças negras no Brasil do século XX
Keywords: Infância; Crianças negras; Invisibilidade; Racismo estrutural.
Issue Date: 21-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AMARAL, Emilly Sousa. Vida e rastros de crianças negras do século XX. 2024. 36f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou compreender a respeito de crianças negras sem infância do século XX. Relatamos o processo histórico sobre o conceito de infância que na Idade Média as crianças eram retratadas como adultos em miniaturas na sociedade e na iconografia, consideradas como algo sem importância para a época. Voltando para a história brasileira vislumbramos a infância negra, da passagem do século XIX para o século XX, como algo esquecido relegado ao processo histórico-social brasileiro. Dessa maneira, visamos apresentar os aspectos históricos da infância negra do Brasil no século XIX; como forma de discutir a invisibilidade das crianças negras na sociedade brasileira do século XX e, debater à luz do documentário O menino 23: infâncias perdidas a reprodução do racismo estrutural nesse período. Tratamos a respeito da invisibilidade da criança negra no Brasil do século XX, revelando a realidade dos infantes após o fim da escravidão, ao enfrentar o Código de Menores e o Serviço de Assistência a Infância Abandonada. Nessa conjuntura, o Estado assume a tutela de crianças negras abandonadas, porém o intuito não era proteger essas crianças, mas sim, garantir a ordem social ocasionando uma reprodução do racismo estrutural. Por fim, o debate sobre o documentário "O menino 23 - infâncias perdidas no Brasil: reprodução estrutural do racismo” trata a respeito da vida de 50 crianças negras do sexo masculino que foram retiradas do orfanato Romão de Mattos Duarte da Irmandade da Misericórdia para serem exploradas através do trabalho infantil com condições análogas à escravidão, por uma família influente da elite brasileira. O documentário deixa explícito que o racismo estrutural promovido por tutores e consentido pelo Estado e o Juizado de Menores é uma reprodução dada pelas relações capitalistas.
Abstract: The aim of this study was to understand black children without childhood in the 20th century. We recounted the historical process of the concept of childhood: in the Middle Ages, children were portrayed as miniature adults in society and in iconography, considered to be unimportant at the time. Returning to Brazilian history, we see black childhood, from the 19th to the 20th century, as something forgotten and relegated to the Brazilian social-historical process. In this way, we aim to present the historical aspects of black childhood in Brazil in the 19th century; as a way of discussing the invisibility of black children in 20th century Brazilian society and, in the light of the documentary O menino 23:infâncias perdidas, to debate the reproduction of structural racism in this period. We deal with the invisibility of black children in 20th century Brazil, revealing the reality of infants after the end of slavery, when facing the Minors' Code and the Service of Assistance to Abandoned Children. At this juncture, the state took on the guardianship of abandoned black children, but the aim was not to protect these children, but to guarantee the social order, which led to the reproduction of structural racism. Finally, the debate on the documentary "O menino 23 - infâncias perdidas no Brasil: reprodução estrutural do racismo" is about the lives of 50 black male children who were taken from the Romão de Mattos Duarte orphanage of the Brotherhood of Mercy to be exploited through child labor in conditions analogous to slavery by an influential family of the Brazilian elite. The documentary makes it clear that the structural racism promoted by guardians and consented to by the state and the Juvenile Court is a reproduction of capitalist relations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7452
Appears in Collections:Pedagogia

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