Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7443
Authors: Rodrigues, Dafne Tavares Aguiar
metadata.dc.contributor.advisor: Ipolito, Juliana Chioca
Title: A motivação no processo de aprendizagem em contexto escolar
Keywords: Aprendizagem; Motivação; Contexto escolar; Desempenho escolar.
Issue Date: 14-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RODRIGUES, Dafne Tavares Aguiar. A motivação no processo de aprendizagem em contexto escolar. 2023. 31f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o papel da motivação no processo de aprendizagem das crianças no contexto escolar. Observa-se, cada vez mais, que os alunos estão desmotivados para aprender, com falta de comprometimento e envolvimento nas atividades escolares. Esse cenário tem impulsionado a realização de diversas pesquisas e o desenvolvimento de teorias sobre a importância da motivação no processo de aprendizagem acadêmica. O problema desta pesquisa consiste em analisar se a motivação é um fator determinante para o sucesso escolar dos alunos. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, que analisou os resultados de cinco dissertações de mestrado e graduação que realizaram pesquisas de campo com participantes entre professores, pais e alunos. As análises levaram em consideração as contribuições da abordagem Histórico-Cultural e da hierarquia das necessidades básicas de Maslow. Os resultados indicam que a motivação é um fator essencial para a aprendizagem, influenciando diretamente o desempenho escolar no processo de ensino- aprendizagem. Além disso, foi possível identificar os principais fatores motivacionais presentes no ambiente escolar. Conclui-se que a motivação é uma característica fundamental para que os alunos possam aprender e desenvolver suas capacidades ao máximo, assim como para que os professores sigam em busca de seus objetivos educacionais, apoiando os alunos nesse processo.
Abstract: This study aimed to investigate the role of motivation in the learning process of children in the school context. It is increasingly observed that students are unmotivated to learn, with a lack of commitment and involvement in school activities. This scenario has driven the conduct of several studies and the development of theories on the importance of motivation in the academic learning process. The problem of this research is to analyze whether motivation is a determining factor for students' academic success. The methodology adopted was a bibliographical research, of a qualitative nature, which analyzed the results of five master's and undergraduate dissertations that carried out field research with participants including teachers, parents and students. The analyses took into account the contributions of the Historical-Cultural approach and Maslow's hierarchy of basic needs. The results indicate that motivation is an essential factor for learning, directly influencing school performance in the teaching-learning process. In addition, it was possible to identify the main motivational factors present in the school environment. It is concluded that motivation is a fundamental characteristic for students to learn and develop their abilities to the maximum, as well as for teachers to pursue their educational goals, supporting students in this process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7443
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dafne Tavares Aguiar Rodrigues - Monografia.pdf492.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.