Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7441
Authors: | Albuquerque, Helter Frazão Souto de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gonçalves Filho, Francisco |
Title: | Estudo do cinema como ferramenta de ensino-aprendizagem: uma perspectiva curricular |
Keywords: | Cinema; Educação; Currículo; Pandemia |
Issue Date: | 13-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | ALBUQUERQUE, Helter Frazão Souto de. Estudo do cinema como ferramenta de ensino-aprendizagem: uma perspectiva curricular. 2022. 46f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo do cinema como ferramenta educacional nasce com o objetivo de investigar e demonstrar como o cinema pode ser utilizado numa perspectiva curricular, sendo efetivdo no ambiente educacional. Analisaremos as diversas maneiras pelas quais os filmes podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais significativa e engajadora. Sugerimos um cinema alinhado com a educação, em destaque, a mídia cinematográfica que, ao longo dos tempos foi capaz de provocar e influenciar a vida das pessoas. Defende-se que as imagens veiculadas durante o universo cinematográfico auxiliam na construção e reconstrução do imaginário dos sujeitos, tanto científico como lúdico, promovendo o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões, intelectual, física, emocional, social e cultural, a fim, de propomos que o cinema, quando integrado ao currículo escolar, pode se constituir como um projeto coletivo útil para a vida. Reconhecemos que este campo é especialmente relevante no atual contexto pandêmico vivido pela educação brasileira, onde novas metodologias e abordagens são necessárias para enfrentar os desafios do ensino a distância e do ensino híbrido diante da pandemia da Covid-19. |
Abstract: | El estudio del cine como herramienta educativa nace con el objetivo de investigar y demostrar cómo el cine puede ser utilizado desde una perspectiva curricular, siendo efectivo en el ámbito educativo. Analizaremos las diferentes formas en que el cine puede enriquecer el proceso de enseñanza-aprendizaje, promoviendo una educación más significativa y atractiva. Sugerimos un cine alineado con la educación, en particular, los medios cinematográficos que, a lo largo del tiempo, han sabido provocar e influir en la vida de las personas. Se sostiene que las imágenes transmitidas durante el universo cinematográfico ayudan en la construcción y reconstrucción de la imaginación de los sujetos, tanto científica como lúdica, promoviendo el desarrollo de los sujetos en todas sus dimensiones, intelectual, física, emocional, social y cultural, para Proponemos que el cine, integrado en el currículo escolar, puede constituir un proyecto colectivo útil para la vida. Reconocemos que este campo es especialmente relevante en el actual contexto de pandemia que vive la educación brasileña, donde son necesarias nuevas metodologías y enfoques para enfrentar los desafíos de la educación a distancia y la enseñanza híbrida ante la pandemia de Covid-19. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7441 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helter Frazão Souto de Albuquerque - Monografia.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.