Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7419
Authors: | Sousa, Joana Marinho de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lima, Layanna Giordana Bernardo |
Title: | Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema |
Keywords: | PIBID; Crianças; Alfabetização; Perspectiva histórico-crítica. |
Issue Date: | 28-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SOUSA, Joana Marinho de. Reflexões acerca do processo de alfabetização na perspectiva histórico-crítica: experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, UFT - Câmpus Universitário de Miracema. 2024. 15f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto educacional, possibilitou aos acadêmicos graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Miracema, acesso inicial ao espaço da docência. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em Saviani (2011), Gasparin (2012), Goulart, Garcia e Corais (2019), Miranda (1987), Smolka (1987), Lorenzetti e Delizoicov (2001). Entende-se que, para as crianças poderem adentrar ao processo de alfabetização, é necessário que o professor tenha uma perspectiva como fundamentação teórica, afinal, o trabalho pedagógico é a relação teórico-prática. Inicialmente é feita a observação das crianças, para que, em seguida, sejam criadas estratégias de ensino adequadas ao contexto delas. A partir disso, entende-se que uma das perspectivas que foi a base teórica das atividades realizadas na escola campo foi a perspectiva Histórico-Crítica, que compreende a criança em sua totalidade. As atividades foram estruturadas de acordo com a Didática de Gasparin (2012), sendo: prática social inicial, problematização, instrumentalização e catarse. Isso possibilitou reconhecer as crianças como construtoras do conhecimento científico. |
Abstract: | The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in the educational context, provided undergraduate students in the Pedagogy degree course at the Federal University of Tocantins - Miracema Campus, with initial access to the teaching space. A bibliographical survey was carried out based on Saviani (2011), Gasparin (2012), Goulart, Garcia and Corais (2019), Miranda (1987), Smolka (1987), Lorenzetti and Delizoicov (2001). It is understood that for children to be able to enter the literacy process, it is necessary for the teacher to have a perspective as a theoretical foundation, after all, pedagogical work is the theoretical-practical relationship. Initially, the children are observed so that teaching strategies can then be created that are appropriate to their context. Based on this, it is understood that one of the perspectives that formed the theoretical basis for the activities carried out at the field school was the Historical-Critical perspective, which understands the child as a whole. The activities were structured according to Gasparin's Didactics (2012), as follows: initial social practice, problematization, instrumentalization and catharsis. This made it possible to recognize children as builders of scientific knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7419 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joana Marinho de Sousa - Artigo de graduação.pdf | 345.22 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.