Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7411
Authors: | Santos, Isaura Sousa Matos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Maria Helena Cariaga |
Title: | O processo e a atuação histórica do movimento estudantil do curso de Serviço Social |
Keywords: | Movimento estudantil;Serviço Social;Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social |
Issue Date: | 21-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SANTOS, Isaura Sousa Matos. O processo e a atuação histórica do movimento estudantil do curso de Serviço Social. 2018. 57f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O referido Trabalho de Conclusão de Curso trás como temática O Processo e a Atuação Histórica do Movimento Estudantil do Curso de Serviço Social. Pretendeu-se compreender o CASS, através dos propósitos descritos: Conhecimento das demandas do Centro Acadêmico do curso de Serviço, campus de Miracema; analises das ações do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social por meio de documentos institucionais; Identificação das articulações do Centro Acadêmico de Serviço Social com as organizações do Movimento Estudantil, local e nacional. Revelando-as a partir das participações e contribuições dos mesmos no processo de formação profissional através do Movimento Estudantil dentro do contexto da Universidade. Demonstrando a relevância da participação efetiva, na militância, neste período. Destacando neste momento a importância dos conhecimentos alcançados, e as articulações com outras entidades estudantis. Por meio da metodologia qualitativa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados levantamento bibliográfico e entrevistas semi-estruturada, os entrevistados relataram suas vivencias expondo os desafios encontrados, os anseios em alcançar as metas e as conquistas atingidas como representante do CA. Conforme observamos em todas as gestões investigadas havia um desentusiasmo por parte da maioria dos estudantes em atuarem no contexto do Centro Acadêmico, do DCE, nos conselhos e até mesmo no colegiado. Esses fatores foram constatados nos períodos de vacância em que o CA e DCE, passaram dentro da universidade. Essas Constâncias se deram pela ausência de conhecimento á respeito da relevância em colaborar com esses organismos. Contudo, após o encontro do ERESS, que aconteceu nesse município, é através das discussões criticas testemunhamos um grande progresso nessas participações. Averiguamos ainda que os entrevistados não possuíram nenhuma aproximação com qualquer outro movimento social antes de militarem nesse grupo estudantil. Entenderam ser este, um campo de debates, discussões das demandas e possibilidades de resolver os conflitos emergentes. Sendo assim compreendeu-se que é somente a partir desses movimentos de cunho contestatório que se estabelecem certas vitorias. Avistamos que em sua criação o centro acadêmico de serviço social esteve delineado por diferentes lutas, embates, oposições reivindicações, participações em paralisações, enfrentaram inúmeros obstáculos porem a partir dos esforços e do dialogo alcançaram importantes conquistas. |
Abstract: | The aforementioned Course Conclusion Paper brings as a theme The Process and Historical Performance of the Student Movement of the Social Work Course. The intention was to understand CASS, for the purposes described: Knowledge of the demands of the Academic Center of the service course, Miracema campus; analyzes of the actions of the Academic Center of the Social Service course through institutional documents; Identification of the articulations of the Academic Center of Social Work with the organizations of the Student Movement, local and national. Revealing them from their participation and contributions in the process of professional training through the Student Movement within the context of the University. Demonstrating the relevance of effective participation, in militancy, in this period. Emphasizing at this moment the importance of the knowledge reached, and the articulations with other student entities. Through the qualitative methodology, data collection instruments and semi-structured interviews were used as data collection tools, the interviewees reported their experiences exposing the challenges encountered, the yearnings in reaching the goals and the achieved achievements as representative of the CA. As we observed in all the investigations investigated, there was a lack of enthusiasm on the part of the majority of the students to act in the context of the Academic Center, the DCE, the councils and even the collegiate. These factors were verified in the periods of vacancy in which the CA and DCE passed within the university. These Constances were due to the lack of knowledge about the relevance of collaborating with these organisms. However, after the meeting of ERESS, which happened in this municipality, it is through the critical discussions that we witnessed great progress in these participations. We also found that the interviewees had no rapprochement with any other social movement before they militated in this student group. They understood this to be a field of debates, discussions of the demands and possibilities of resolving the emerging conflicts. It is thus understood that it is only from these movements of contestatory that certain victories are established. We noticed that in its creation the academic center of social service was delineated by different struggles, clashes, oppositions claims, participations in paralisations, faced numerous obstacles but from the efforts and the dialogue achieved important achievements |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7411 |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isaura Sousa Matos Santos - Monografia.pdf | 963.88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.